Tancos

Tancos
Vila Nova da Barquinha



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tancos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Tancos é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova da Barquinha, com 1,56 km² de área e 295 habitantes (2001). Densidade: 189,7 hab/km².

Situada na margem direita do Rio Tejo, Tancos tem uma beleza e graça naturais. É considerada uma das vilas mais floridas da Europa, tendo conquistado em 1999 uma Medalha de Bronze no Concurso Europeu de Vilas Floridas. A zona ribeirinha e o cais enquadram-se num cenário paisagístico ímpar.

História

Existem duas versões sobre a origem de Tancos. A primeira, diz que Tancos foi fundado por cavaleiros franceses que vieram ajudar D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa em 1147. O Rei doou então várias terras aos militares estrangeiros (Cruzados) com o objectivo de serem povoadas. Entre estas terras estava Tancos, pelo que os seus povos lhe deram o nome de Francos, que corrompendo-se deu Tancos.

A segunda versão, e que parece ter maior consistência, é que Tancos foi fundado pelos Tancos ou Tabucos, povos que habitavam Abrantes. Os Tancos eram antigos Lusitanos (Celtas) que se fundiram com os povos vindos d'além Pirinéus. A ser verdadeira esta versão, conforme parece, a Vila de Tancos foi fundada 400 ou 500 anos antes da era Cristã, pois se D. Afonso Henriques tivesse doado esta terra aos cavaleiros franceses não lha teria tirado 22 anos depois (1147/1169), para a dar aos Templários. Doou-lhes também os sastelos de Cardiga, Tomar e Zêzere. O Castelo de Almourol, nesta altura, era apenas ruínas.

Este antiquíssimo burgo de Tancos foi elevado a vila por D. Manuel I em 1517, separando-a da jurisdição da vila de Atalaia, concedendo-lhe foral e dotando-a de dois cais fluviais, um superior e outro inferior. Quem passasse ao nível do cais superior não avistava sequer a ponta dos mastros dos barcos atracados, tal era baixo o leito do Tejo na época.

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 708 habitantes.

Património

  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição ou Igreja Matriz de Tancos
  • Igreja da Misericórdia de Tancos

Polígono de Tancos

Tancos é conhecida pela importância da sua actividade militar. No seu Polígono Militar encontram-se instaladas várias unidades militares notáveis, nomeadamente a Escola Prática de Engenharia, o Aeródromo Militar de Tancos e a Escola de Tropas Aerotransportadas.

Colectividades

  • Grupo Folclórico "Os Pescadores de Tancos
  • Grupo Coral de Tancos
  • Clube de Pesca Desportiva de Tancos
  • União Desportiva de Tancos

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Tancos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.