Tavira

Tavira
Sub-região Algarve



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tavira","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Tavira é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região Algarve e sub-região Algarve, com cerca de 12.576 habitantes (censo de 2001).

É sede de um município com 607,17 km² de área e 24.997 habitantes (censo de 2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Alcoutim, a leste por Castro Marim e pela parte ocidental do concelho de Vila Real de Santo António, a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel e por Loulé e a sul tem litoral no oceano Atlântico. Fica na zona Sotavento (Algarve oriental).

Freguesias

História

Tavira foi elevada a cidade em 1520 por D. Manuel I, que também lhe concedeu o segundo foral, por ser o principal porto comercial e aglomerado populacional do Algarve. Com o abandono das praças de África, a mudança dos mercadores e homens ricos para Sevilha, perante as novas perspectivas do comércio com as Índias ocidentais, o assoreamento do rio e o aumento da tonelagem das embarcações, a actividade portuária acabou por se reduzir, contribuindo para a estabilização da população.

As funções da cidade ficaram, então, limitadas à pesca, extracção de sal, agricultura e centradas nas produções tradicionais de exportação (peixe, sal, figo, azeite, vinho, amêndoa e alfarroba). Perdeu-se o bulício de outrora, estagnando, por longos anos, em termos económicos, demográficos e físicos. O crescimento urbano posterior ao séc. XVI e até meados do séc. XIX, apenas, teve expressão na Ribeira e nos quarteirões que lhe equivalem na margem direita do rio, mantendo-se as Hortas D’El Rei e do Bispo.

A actividade pesqueira sempre teve muita importância. Contudo, nos anos 50, com o afastamento dos cardumes de atum da costa, esta actividade entrou em crise.

Em termos administrativos, a cidade de Tavira é constituída por duas freguesias, Santa Maria e Santiago, as quais foram as primeiras povoações do município. As principais actividades nestas freguesias são o comércio, o turismo e os serviços, na cidade e, no interior, a agricultura.

Património

Tavira é o testemunho vivo de milénios de história, onde ressalta a preservada aliança entre o património edificado e a natureza, traduzindo-se numa agradável composição de igrejas, conventos, palácios e um rio tranquilo que se passeia num cenário de telhados de quatro-águas em paredes brancas de luz límpida que satisfaz todos os sentidos.

O passado histórico desta cidade é bastante rico e pode ser testemunhado nos seus edifícios, nos achados arqueológicos e no traçado das ruas. Diante este quadro, o concelho de Tavira é cada vez mais uma realidade colectiva de grande qualidade, transmitindo a todos que por ele passam uma ideia de consonância entre o passado e o presente. Tavira é, por isso, um convite à descoberta!

Gastronomia

A cozinha tradicional apresenta-se numa vasta carta de pratos de marisco e peixe. Ainda que, especialidades gastronómicas como o milho com pão frito, toucinho frito ou conquilhas, a par dos doces regionais, como os folhados de Tavira, estrelas e doces de figo, morgados, Dom Rodrigos ou os bolos de amêndoa e alfarroba, façam as delícias de todos. O destaque vai ainda para os vários pratos de polvo, disponíveis em muitos restaurantes da freguesia de Santa Luzia.

Artesanato

No que se refere ao artesanato, destaca-se, essencialmente, a latoaria, ainda que na serra se façam cestos em cana e verga, bem como cadeiras em tábua.

Tradições

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Tavira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.