Termas de Caldelas

Termas de Caldelas
Caldelas

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"termas-de-caldelas","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"caldelas-amares","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Caldelas está em pleno coração do Minho, no concelho de Amares entre Braga e o Geres, envolvida por uma paisagem verde, é um óptimo destino para fugir ao stress do dia a dia, recarregando energias através do bem estar que um programa termal pode oferecer.

O complexo termal é constituído pelas bicas de água, balneário e centro de medicina física e reabilitação, tendo como principais vocações, para alem do bem estar e combate ao stress, o tratamento de perturbações do aparelho digestivo, pele e reumatismo. Na estância termal existem várias opções de alojamento de onde destacamos o Grande Hotel da Bela Vista, construído em finais do século XIX mantém o charme da traça original a par do conforto da hotelaria moderna.

Águas termais

O grande elemento diferenciador das Termas é as características das suas águas. Uma água mineral natural, vulgarmente designada por água termal, tem propriedades terapêuticas com efeitos favoráveis à saúde devido às particularidades da sua composição físico-química. Este tipo de água é bacteriologicamente pura, circula a grande profundidade e a sua composição química é estável. A pureza bacteriológica é garantida através do controle analítico nas diferentes captações, toda a circulação é feita em tubagem de aço inox com soldaduras lisas de forma a evitar o alojamento de impureza e toda a água consumida pelos aquistas obedece a um rigoroso programa de analises coordenado pela Direcção Geral de Saúde.

A riqueza da composição química da água termal deve-se à sua circulação no subsolo a grande profundidade e a uma velocidade muito lenta, normalmente na ordem dos escassos metros por ano. A água vai reagindo com o meio e vai absorvendo elementos das rochas, verificando-se uma evolução na sua composição físico-química. São estes elementos que conferem propriedades terapêuticas às aguas minerais naturais e que estão na base da actividade termal. As virtualidades das águas de Caldelas, já utilizadas pelos Romanos, foram analisadas por Charles Lepierre em 1921, o qual as considerou como “tipo único e inconfundível entre todas as águas medicinais”.

A água das Termas de Caldelas é captada em várias nascentes naturais e em dois furos, com temperaturas que oscilam entre os 22ºC e os 33ºC, é hipossalina, fluretada, com reacção alcalina e macia. Apresenta um PH de 8,05 e uma mineralização de 134,5 mg/l.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Termas de Caldelas","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Caldelas, amares caldelas termas termas-de-caldelas, -Termas de Caldelas","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.