Tomar

Tomar
Sub-região Médio Tejo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tomar","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Tomar (em português arcaico Thomar), é uma cidade portuguesa com cerca de 15.700 habitantes, pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro (NUTS II) e sub-região Médio Tejo (NUTS III). Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

A histórica cidade de Tomar possui diversos monumentos como por exemplo: Castelo de Tomar e Convento de Cristo, declarado pela UNESCO Património Mundial. Outras cidades relativamente perto de Tomar são Abrantes, Torres Novas, Entroncamento, Ourém, Fátima (todas geograficamente localizadas no Médio Tejo).

Freguesias

As freguesias de Tomar são as seguintes:

Geografia

É sede de um município com 350,47 km² de área e 43.007 habitantes (2001), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelo concelho de Ferreira do Zêzere, a leste por Abrantes, a sul por Vila Nova da Barquinha, a oeste por Torres Novas e a noroeste por Ourém.

A cidade é atravessada pelo Rio Nabão, que é afluente do Rio Zêzere, estando incluída na bacia hidrográfica do Tejo, o maior rio da Península Ibérica. Situa-se na parte norte da região mais fértil de Portugal e uma das mais férteis da Península Ibérica, a lezíria ribatejana.

Economia

O turismo constitui hoje uma actividade de primeira importância, já que o Convento de Cristo, principal Monumento da cidade foi considerado Património Mundial pela UNESCO em 1983. É também um centro industrial, com fábricas de papel, derivados de madeira e outras; e comercial. A terra é fértil e produz frutas, azeite e vinho.

Festividades

Festa dos Tabuleiros

A festa dos tabuleiros é uma festa realizada de 4 em 4 anos no principio do mês de Julho. Tabuleiros decorados com flores, pão e espigas de trigo desfilam pelas ruas de Tomar.

Círio de Nossa Senhora da Piedade

O círio de Nossa Senhora da Piedade é uma festa que tem lugar nas ruas de Tomar no primeiro domingo de Setembro. Um cortejo de oferendas realizado em carros típicos enfeitados com flores de papel percorre a cidade.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Tomar","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.