Tondela

Tondela
Sub-região Dão-Lafões



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tondela","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Tondela é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região Dão-Lafões, com cerca de 14.100 habitantes.

É sede de um município com 373,25 km² de área e 31.152 habitantes (2004), subdividido em 26 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vouzela e pela porção sul de Oliveira de Frades, a nordeste por Viseu, a sueste por Carregal do Sal, a sul por Santa Comba Dão, a sudoeste por Mortágua e a oeste por Águeda.

No espaço do actual município existiu, até 1836, o antigo município de Besteiros, cujo nome está ainda hoje presente na toponímia local e nas armas concelhias.

Freguesias

Heráldica

De prata, com uma laranjeira de sua cor frutada de ouro, arrancada e com o tronco de negro acompanhada de duas bestas de vermelho. Coroa mural de prata de cinco torres. Bandeira de um metro quadrado oitavada de amarelo e verde. Listel branco com letras pretas, cordões e borlas de ouro e verde. Lança e hastes de ouro.

Indica-se o campo de armas de prata , porque este metal em heráldica denota humildade e riqueza, qualidades próprias da terra que na sua humildade produz o sustento para os seus naturais.

A laranjeira representa a grande importância que os frutos têm na região, é o símbolo do valor agrícola. Os frutos de ouro simbolizam a fidelidade, o poder e a liberdade, qualidades heráldicas deste metal e representam as condições locais, correspondendo os vinte e seis frutos a outras tantas freguesias que constituem o Concelho. A laranjeira tem o tronco negro e é arrancada do mesmo esmalte, que significa a honestidade e representa terra em todo o seu valor.

As bestas, significando a índole guerreira dos antigos habitantes do Vale de Besteiros são representadas de vermelho, porque este esmalte representa, heraldicamente, ardis e vitórias.

Como a laranjeira, representativa de valor agrícola local é de verde pintada de ouro, são estas as cores que têm de compor a bandeira, a coroa mural de cinco torres é o distintivo designado às cidades.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Tondela","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.