Torrão é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcácer do Sal, com 372,76 km² de área e 2.758 habitantes (2001). Densidade: 7,4 hab/km².
A vila do Torrão é sede da segunda maior freguesia do País, em termos de área territorial. Esta vila fica situada a 35 km de Alcácer do Sal, a 45 km de Évora e a 87 km de Setúbal. A principal acessibilidade é a EN 2, que faz a ligação a Montemor-o-Novo e Ferreira do Alentejo. Conta com 2758 habitantes, dos quais 1345 são homens e 1413 mulheres (fonte: INE).
Localidades
Além da vila de Torrão, pertencem a esta freguesia as seguintes localidades:
- São Romão
- Rio de Moinhos
- Mil Brejos
- Casa Branca
- Batão
Toponímia
Situada na margem direita do rio Xarrama (afluente do Sado), entre o Alto Alentejo e o Baixo Alentejo, a origem do nome Torrão, vem de torrejam, que significa “torre grande”. Na época islâmica. o nome era hisn Turrus. Parece que por volta do século V, a.C. na época da civilização celta, o Torrão chamava-se erio geeraendee deo esuel.
História
Conta com um grande passado histórico sendo um povoado do período Neolítico. Foi zona de alguma importância no período dos romanos e esteve também sobre a influência árabe. A libertação deste domínio deu-se em 1217 (quando Alcácer do Sal também foi libertada) e Torrão foi então doado à Ordem de Santiago. A Ordem aforou o Torrão em 1260, passando a ser vila da Ordem.
Foi no Torrão que o rei D. Afonso V passou a lua de mel na casa da família dos Carneiros e Borgas. Novo foral viria a ser concedido à vila em 1512, por D. Manuel I. Em 1490, D. João II, por altura do casamento do seu filho em Évora, concedeu as rendas de um ano de várias vilas, entre as quais as do Torrão. Era constituído pelas freguesias de Odivelas, Santa Margarida do Sado e Torrão. Tinha, em 1801, 2.496 habitantes. O concelho foi anexado ao de Alvito, tendo depois transitado para o de Alcácer do Sal, por decreto de 3 de Abril de 1871.
Heráldica
Brasão
Escudo de prata, cruz da Ordem de Santiago de vermelho, entre dois feixes de uma espiga de trigo, um ramo de oliveira e um ramo de sobreiro, tudo de verde, atados e vermelho; em ponta, livro aberto de prata, guarnecida e perfilado de vermelho, tendo brocantes duas penas de ouro passadas em aspa. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: "TORRÃO – ALCÁCER DO SAL".
Bandeira
Esquartelada de vermelho e amarelo, cordões e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
Património
- Ver artigo: Património de Torrão
- Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso ou Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
- Convento de São Francisco e a respectiva Igreja
- Igreja de Nossa Senhora da Assunção ou Igreja Matriz de Torrão
- Habitação na Rua Freitas, 8
- Monte da Tumba ou Povoado fortificado do Monte da Tumba
Cultura
Inaugurado em 2006, o Museu Etnográfico do Torrão pretende privilegiar duas vertentes bastantes importantes para o concelho: o fabrico de pão e a produção de azeite. É igualmente palco de exposições temporárias e de outras iniciativas culturais. O Torrão possui ainda um complexo desportivo, no qual se destaca a piscina, coberta no Inverno e descoberta no Verão.
Personalidades
Bernardim Ribeiro
Na vila do Torrão nasceu o escritor renascentista (1482? — 1552?). No centro da vila encontra-se uma estátua em sua homenagem.
Maria Rosa Colaço
Foi também no Torrão que nasceu a escritora Maria Rosa Colaço, cuja obra se reparte entre a literatura infantil, a ficção e o teatro.
Economia
As principais actividades económicas do Torrão são a pecuária, a agricultura, construção civil, serralharia, carpintaria, lagares de azeite e panificação. O Torrão é uma terra fértil, que produz bastante batata, azeite e cortiça.
Artesanato
No artesanato, podemos encontrar miniaturas de madeira, cerâmica pintada à mão, ferradores e ferreiros, empalhamento de cadeiras, rendas e bordados.
Gastronomia
Na gastronomia, ninguém resiste às queijadas e ao bolo real.
Festas e Romarias
Quanto ao calendário de feiras e romarias, o Torrão tem uma feira anual (primeiro sábado de Agosto), um mercado mensal (terceiro sábado de cada mês), a Festa de Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto), a Festa de São João da Ponte (24 de Junho) e a Procissão do Senhor dos Passos (Domingo de Ramos). O orago desta freguesia é Nossa Senhora da Assunção.
Associativismo
- As principais associações torranenses são:
- Sociedade 1º de Janeiro Torranense
- Santa Casa da Misericórdia do Torrão
- Grupo Coral Feminino “Cantares do Xarrama”
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Torrão
- Grupo de Teatro
- ADT (Associação para o Desenvolvimento do Torrão)
- Torino Torranense
- Moto Clube do Torrão
- Grupo Coral Juventude do 1º de Maio
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Alcácer do Sal - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários