Torre de Bera

Torre de Bera
Almalaguês

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"torre-de-bera","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"almalagues","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Torre de Bera é uma pequena aldeia da freguesia de Almalaguês, concelho e distrito de Coimbra. Conhecida pela sua participação no célebre concurso de 1938 de "aldeia mais portuguesa de Portugal", do qual ganhou o título de segunda aldeia mais portuguesa de Portugal, tendo disputado o primeiro lugar com Monsanto (a aldeia vencedora).

História

Torre de Bera remonta talvez ao século X. Em termos de toponímia, Torre de Bera surgiu graças à edificação de uma pequena atalaia militar, da época da reconquista cristã e à proximidade com a aldeira de Bera, também em Almalaguês - Coimbra. Bera, por sua vez, cedeu o nome a uma série de aldeias circundantes, tais como Monte de Bera, Torre de Bera, Outeiro de Bera.

Artesanato

De todas as 25 aldeias da freguesia de Almalaguês, Torre de Bera é mais conhecida pela tecelagem. A típica tecelagem de Almalaguês assume nesta aldeia um carácter ainda mais forte.

Associativismo

No centro da aldeia encontra-se o "Centro de Instrução e Recreio de Torre de Bera". Edificado pela população, é hoje uma das poucas colectividades que se mantém viva e dinâmica na freguesia. Faz parte dessa colectividade o também conhecido nacional e internacionalmente, "Rancho Folclórico de Torre de Bera", o qual inaugurou há poucos anos o núcleo museológico de Torre de Bera. Este núcleo museológico procura ser a reprodução fiel de uma casa de Torre de Bera nos finais do século XIX.

Património

Torre de Bera possui uma torre militar do século XII, de onde se avista a cidade de Coimbra. Desta atalaia que deu o nome à aldeia restam apenas duas paredes, num monumento com quase um milhar de anos. Em 2009, a comissão do Centro de Instrução e Recreio de Torre de Bera, em comunhão com as pessoas da aldeia e arredores e com o auxílio da Junta de Freguesia e da Câmara, começaram a executar obras de restauro nesta fortaleza, preiteando assim conservar o nosso património durante muitos mais anos.

Turismo

Torre de Bera representa uma importante atracção turística da cidade de Coimbra. A esta região se desloca muita gente para adquirir a tecelagem típica da região e para ver as frequentes representações e reposições de jogos tradicionais que o rancho folclórico organiza.

A cerca de 20 minutos de Coimbra, a aldeia e a área envolvente é um autêntico paraíso. Um caso raro de pacatez e de quietude às portas de uma cidade. É um local campestre, bucólico, puro, onde se ouve o chilrear dos pássaros, o latido dos cães e uma ou outra voz dos poucos moradores, entrecortada pelo velho casario. O alcatrão pára à entrada da povoação. Aliás, como a maior parte dos carros, que não entram nas ruas estreitas e íngremes. Só mesmo os automobilistas mais afoitos é que arriscam uma inversão de marcha nas exíguas ruelas de velha calçada. Os mais prudentes optam por estacionar os veículos às portas da aldeia e fazem o resto do percurso a pé. Como se fazia antigamente.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Torre de Bera","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Almalagu\u00eas, almalagu\u00eas torre-de-bera, -Torre de Bera","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.