Apesar de ser chamado Castelo da Mêda, não terá ultrapassado a categoria de torre de vigia, que terá durado da Idade Média até aos nossos dias. No século XVII foi ali edificada uma capela à Senhora da Assunção e no século XIX foi erigida a Torre do Relógio. A torre e os restos de um castro ficam situados no Morro da Torre do Relógio, na freguesia e concelho de Mêda, no Distrito da Guarda.
Deste local, no alto de um monte granítico a 760 metros de altura, existe um miradouro sobre a cidade. A vista alcança terras de Castela, a Serra da Morofa, e castelos tão apartados como o de Castelo Rodrigo.
História
Antecedentes
A primitiva ocupação humana de seu sítio remonta a um castro pré-histórico.
O castelo medieval
Não foram localizadas informações acerca deste castelo medieval, nem sobre a sua classificação pelo poder público português. O conjunto encontra-se em bom estado de conservação, no centro histórico da cidade. Mêda recebeu foral de D. Manuel I (1495-1521) em 1 de Junho de 1519.
Características
O castelo apresenta planta no formato quadrangular, em alvenaria de granito, abundante na região. A muralha envolve a praça de armas, onde se ergue, ao centro, a Torre de Menagem, de planta também quadrangular, encimada por ameias. Na muralha rasga-se o portão, em arco de volta perfeita.
O conjunto engloba, no total, uma área aproximada de 2.115 hectares.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Fotografias da região
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários