Tradições da Amareleja

Tradições da Amareleja
Amareleja

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tradicoes-da-amareleja","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"amareleja","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Amareleja é uma das freguesias do concelho de Moura mais ricas em costumes, lendas e tradições.

Costumes

Para além da disposição natural para a música, que os acompanha nas diversas actividades recreativas, os habitantes de Amareleja continuam a preservar um costume já antigo – as Estudantinas. Este costume relaciona-se com o Carnaval, momento em que verdadeiros artistas populares trazem à rua a crítica e a censura do sucedido na freguesia, concelho ou país durante o decorrer do ano, através da poesia, música e dança. Também as Janeiras continuam a entoar nas noites escuras de Inverno, antes do dia de Reis. A troco de moedas que são repartidas no final entre os cantores, entoam canções religiosas e populares por todo o aglomerado.

Lendas

Diversas lendas fazem parte da história da freguesia de Amareleja. A “Marquesa de Távora” é uma delas. Fugida do Marquês de Pombal, refugiou-se no celeiro da sua herdade (de Estepa) juntamente com a sua aia durante vários dias. Arranjou como companheira desses momentos de infortúnio, uma gata de olhos bondosos que a atraiçoou quando surgiram soldados à sua busca e os conduziu, inocentemente, até à Marquesa.

Outra das lendas “A Fonte Santa” refere-se à existência de uma fonte, cujas águas curaram mãe e filho de uma terrível doença provocada por uma cobra que, aproveitando-se do sono da mulher em companhia de seu filho de peito, consegui mamar na mulher e meter a cauda na boca da criança para esta não chorar.

Também a lenda da “Menina e o Lobo” se conta. Saída do povoado, uma mulher lavava roupas na companhia da sua filha anda pequena. Esta brincava pelo campo e, curiosa pelos animais, afastou-se da mãe e perdeu-se, dormindo de seguida. Aflita, e em vão, a mãe procura-a juntamente com outros habitantes da aldeia. Muitos dias depois, a criança foi encontrada por um pastor que a encontrara a brincar como se nada tivesse acontecido e dizendo que lhe aparecia uma senhora que lhe dava de comer e uma vara para se defender dos bichos maus. Acreditaram que foi um milagre de Nossa Senhora.

Festas tradicionais

As festas tradicionais assumem também especial relevo na freguesia, realizando-se a Festa de Santa Maria a 15 de Agosto e a Festa de Nossa Senhora da Conceição (padroeira) a 8 de Dezembro. A festa que mais visibilidade tem é a Festa de Santa Maria, que apesar de não ser a festa da padroeira, permite encontros entre os amarelejenses residentes e os que não se encontram a viver na freguesia. No dia 14 da festa, assistem a tourada, fogo de artifício e concertos. O dia 15 assume um carácter religioso, na medida em que existe a missa e a procissão com os festeiros que levam o pendão da Senhora, acompanhada pelo andor, crianças, homens e mulheres e música.

Acerca de mercados e feiras, a freguesia de Amareleja tem vindo a desenvolver a Feira de Artesanato, que vai já na sua quinta edição da Expoarte, tendo também mercado às segundas quartas-feiras de cada mês. Existem ainda a Feira do Livro (Junho) e a Feira da Vinha e do Vinho (Dezembro).

Ligações externas

Artigos relacionados com Amareleja

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Tradi\u00e7\u00f5es da Amareleja","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Amareleja, amareleja tradi\u00e7\u00f5es, -Tradi\u00e7\u00f5es da Amareleja","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.