Tradições de Mire de Tibães

Tradições de Mire de Tibães
Mire de Tibães

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tradicoes-de-mire-de-tibaes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"mire-de-tibaes","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Apresentam-se neste artigo algumas das tradições mais marcantes da freguesia de Mire de Tibães, concelho de Braga.

Entrega da Cruz - Fevereiro

A Freguesia continua com a tradição da Entrega da Cruz, pelo que todos os anos, no mês de Fevereiro, novos mordomos recebem a Cruz, para, durante um ano, representarem a freguesia em todas as celebrações e obrigações religiosas.

Festa da Senhora do Ó – Segundo Domingo do mês de Maio

A festa da Senhora da Expectação, popularmente conhecida, por Senhora do Ó, realiza-se no segundo domingo do mês de Maio e é caracterizada por uma peregrinação que percorre a zona norte da freguesia, da Capela a Ruães, e pela batalha das flores.

Festa de São Filipe - Segundo Domingo do mês de Julho

A festa de São Filipe comemora-se no segundo Domingo do mês de Julho, na Capela situada no cume do Monte de São Gens, a que hoje todos chamam Monte de São Filipe e que recebe nas suas faldas, na sua encosta norte virada ao rio Cávado, a Cerca e o Mosteiro de São Martinho de Tibães e é ocupado, a meio, pela Capelinha de São Bento.

Das existências passadas apenas perdurou a vivência religiosa na Capela e que em 1929, o Governo entrega à Corporação encarregada do culto da freguesia, a Capela de São Gens e respectivo Cruzeiro.

A festa consiste na Peregrinação à Capela de São Filipe em louvor à Senhora da Cabeça e Menino Jesus de Braga, que sai da Capela da Senhora do Ó e nela se incorporam as confrarias existentes na freguesia, os escuteiros e muitos devotos que daqui partem cantando e rezando até ao Monte de São Filipe.

"O Cerco" – Primeiro Domingo do mês de Agosto

Mais conhecida por Festa ao Mártir São Sebastião, advogado da fome, peste e guerra, o santo era invocado, em tempos passados, para afastar os “bichos das terras” e para abençoar os frutos. Do ponto de vista religioso “o Cerco” deriva do facto de, até ao primeiro quartel do século XX, o cortejo religioso percorrer toda a freguesia. Actualmente mantém-se a tradição que é realizada no primeiro domingo do mês de Agosto e na qual se percorre apenas a zona sul da Freguesia.

"Desfolhada" – Mês de Outubro

É uma iniciativa promovida pelo Mosteiro de São Martinho de Tibães com a colaboração da Junta de Freguesia e que tem como objectivo reunir a comunidade local em volta de uma tradição agrícola, que consiste em desfolhar o milho, ou seja, retirar a espiga (ou maçaroca) da planta. No final do labor, todos convivem, acompanhados por cantares e onde não falta o pão, o vinho, as sardinhas e as fêveras assadas.

Nossa Senhora do Rosário - Terceiro Domingo de Outubro

A Festa da Nossa Senhora do Rosário realiza-se no Terceiro Domingo do mês de Outubro, no Mosteiro de São Martinho de Tibães, e caracteriza-se pela celebração de missa cantada e sermão, seguindo-se um cortejo religioso com a imagem da Nossa Senhora do Rosário na zona circundante ao Mosteiro.

Dia de São Martinho – Padroeiro da Freguesia – 11 de Novembro

Recentemente o Mosteiro de São Martinho de Tibães, a Paróquia e a Junta de Freguesia têm-se unido para preservar a tradição do dia de São Martinho, Padroeiro da freguesia e que se celebra no dia 11 de Novembro. O facto do seu dia coincidir com a altura do calendário rural, em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas do vinho, dos frutos e dos animais, leva a que a festa deste Santo se caracterize por um programa muito diversificado desde o religioso ao profano. O convívio da Freguesia é marcado por uma procissão e missa solene, concertos e actividades culturais e termina com um magusto, onde se usufrui de castanhas, vinho novo e leitão, alusivo ao que acontecia no passado quando era oferecido ao D. Abade o leitão no dia de São Martinho.

Festa de Natal

A celebração do nascimento de Jesus começa no dia 25 de Dezembro e prolonga-se até ao dia dos Reis. A Comissão da Festa do Menino Jesus prepara com bastante tempo de antecedência o presépio movimentado para que tudo esteja preparado a receber os milhares de visitantes que todos os anos o visitam. No dia de Natal é feita uma encenação alusiva ao nascimento do “menino Jesus” e no dia dos Reis, na missa dominical, que geralmente se realiza pelas 17 horas, os Jovens da Comissão da Festa deliciam os presentes com uma encenação do auto dos Reis. É uma das marcas que perdura ao longo dos anos e que convida muitos visitantes a Mire de Tibães.

Presépio – Menino Jesus – De 25 de Dezembro a 6 de Janeiro

O presépio movimentado de Tibães viveu várias transformações ao longo dos tempos. A primeira de funcionamento manual, através de uma manivela que recorria à energia humana e a segunda, posteriormente, de funcionamento eléctrico, através de um motor.
É por tradição montado por jovens e tornar-se-ia longo citar os nomes de todos os artífices que contribuíram na construção e manutenção desse presépio monumental. O presépio de Tibães atrai milhares de visitantes na época natalícia, de 25 de Dezembro a 6 de Janeiro, e é da responsabilidade da Paróquia de Tibães, mais concretamente da Comissão do Menino Jesus.

Ligações externas

Artigos relacionados com Mire de Tibães

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Tradi\u00e7\u00f5es de Mire de Tib\u00e3es","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Mire de Tib\u00e3es, braga mire-de-tib\u00e3es tradi\u00e7\u00f5es, -Tradi\u00e7\u00f5es de Mire de Tib\u00e3es","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.