Tramagal

Tramagal
Abrantes



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"tramagal","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Tramagal é uma vila portuguesa do concelho de Abrantes. Aldeia até 1986, foi elevada a vila nesse ano pela lei nº 28/86 de 23 de Agosto. É também conhecida como Vila Convívio. É sede de uma freguesia com 24,06 km² de área e 4.043 habitantes (2001). Densidade: 168,0 h/km².

A freguesia do Tramagal localiza-se na parte ocidental do concelho, a sul do Tejo. Tem como vizinhos o concelho de Constância a oeste e noroeste e as freguesias de Rio de Moinhos a norte, São Vicente a nordeste e São Miguel do Rio Torto a sueste. É ribeirinha à margem esquerda do rio Tejo ao longo dos limites com Rio de Moinhos e São Vicente e da parte norte do limite com Constância.

É a décima freguesia do concelho em área, a segunda em população e a quarta em densidade demográfica.

História

Como diz a lenda, o nome Tramagal tem origem nas tramagas - pequenas moitas de arbusto espontâneo, da família das tamaráceas, com algumas propriedades medicinais. Conta a história que a Rainha D. Leonor, esposa do Rei D. João II, quando ia a caminho de uma festa, teve que atravessar o Ribatejo e ao passar por esta localidade exclamou: "Mas que grande Tramagal!".

Gastronomia

  • Migas Carvoeiras
  • Couves com Feijão

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Tramagal","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.