A Trofa é um concelho e cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e sub-região Grande Porto, com cerca de 20.700 habitantes,na cidade e 38.000 no concelho.
É sede de um pequeno município com 71,73 km² de área e 37.581 habitantes (2006), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Famalicão, a leste por Santo Tirso, a sul pela Maia e a oeste por Vila do Conde.
Freguesias
As freguesias da Trofa são as seguintes:
- Alvarelhos
- Covelas
- Guidões
- Muro
- São Mamede de Coronado
- São Martinho de Bougado
- São Romão do Coronado
- Santiago de Bougado
A Trofa foi elevada a vila a 28 de Junho de 1984 e a cidade pela lei n.º 29/93 de 2 de Julho de 1993. Tornou-se município autónomo em 19 de Novembro de 1998, por desanexação do vizinho concelho de Santo Tirso (em simultâneo com os municípios de Odivelas e Vizela, criados na mesma altura, por desanexação de Loures e Guimarães, respectivamente).
O actual presidente da câmara municipal é o Dr. Bernardino Vasconcelos.
História
A Trofa tem tido um papel fundamental devido à localização geográfica entre Porto, Braga e Guimarães, localizando-se na fronteira de Douro e Minho mas ainda do lado do distrito do Porto, o que faz com que a localidade trofense seja mencionada já desde a época do império romano ("trofa" designa fronteira em árabe, pois a cidade faz a fronteira entre o Douro Litoral e o Minho). Um factor importante para o seu crescimento foi a implementação da estação de caminhos-de-ferro no início do século XX, o que levou ao seu crescimento exponencial.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Sub-região Grande Porto - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
por favor eu gostaria de entrar e m contato com marcelo ramos almeida que postou uns comentarios a respeito datrofa ele e meu primo e eu nao sei oemail dele marcelo se voce ler isto me mande uma resposta antonio moreira rio