Programa das Aldeias Históricas
Anuncio.jpg

Aldeias Históricas são antiquíssimos núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, de grande importância histórica. Erguem-se normalmente em terras altas, pois constituíam núcleos de defesa das populações que nelas se estabeleceram, ainda antes da denominação romana. Destacam-se pela arquitectura militar, pois a maioria encontra-se rodeada de muralhas e desenvolve-se junto de um castelo.

Programa de Aldeias Históricas

O Programa de Aldeias Históricas foi formulado pelo governo português em 1991 e desde então restaurou as seguintes aldeias na Beira Interior (parte da antiga Beira Alta e Beira Baixa):

Em 2003, foram incluídas no programa as seguintes povoações medievais:

Características

As 12 Aldeias Históricas da região Centro são magníficos espaços, de uma beleza ímpar, mesmo em contexto internacional. Estes núcleos urbanos, em que a pedra é dona e senhora (quase todas em granito), estão carregadas de lendas, mistérios, beleza paisagística, história e arte. Algumas delas foram de grande importância histórica na definição do nosso território e quase todas elas (à excepção de Piódão) estão colocadas em pontos altos, tendo arquitectura militar, com cercas defensivas e castelo. O Programa de Aldeias Históricas, que implementou medidas para a sua recuperação e valorização, foi lançado pelo governo português em 1991, tendo-se escolhido 10 aldeias, todas elas na Beira Interior, nos distritos da Guarda, Castelo Branco e uma única no Distrito de Coimbra (Piódão). Em 2003, foram acrescentadas mais duas povoações: Belmonte e Trancoso.

O programa foi executado no II Quadro Comunitário de Apoio (1994-1999) e aprofundado durante o quadro seguinte (2000-2006). Algumas localidades ostentam o estatuto de vila e uma é cidade.

Nota

Algumas localidades ostentam o estatuto de vila, outras de cidade. O Património Monumental inclui castelos e outras fortalezas, pelourinhos, entre outros. Com a sua maioria localizada em Terras de Riba-Côa (actualmente parte da Beira Interior Norte, nos concelhos de Pinhel, de Trancoso, de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Vila Nova de Foz Côa), Cova da Beira, Beira Interior Sul, Serra da Estrela e Pinhal Interior Norte.

Outras localidades

Segundo alguns, existem outras povoações que também mereceriam ser incluídas no programa, entre as quais se destacam:

Castelo Bom

Em 1991, aquando da divulgação do programa, Castelo Bom foi também classificada como Aldeia Histórica, sendo porém retirada sem justificação ou motivo aparente, apesar de cumprir todos os requisitos para tal classificação. Acabou também por ser restaurada, sendo considerada por muitos como mais uma das Aldeias Históricas de Portugal. Foi substituída a última da hora pela aldeia de Piódão. Esta última, sendo belíssima, tem características distintas de todas as outras: é feita em xisto, não tem castelo nem cerca defensiva, encontra-se já no Distrito de Coimbra.

Outras povoações:

Regiões Turísticas de Portugal

Ligações externas

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário

diggFurldel.icio.usFacebook

Sorry, no match for the embedded content.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.