O Românico no Vale do Sousa apresenta características que o distinguem do demais existente em Portugal. A autenticidade dos valores tradicionais da região evidencia-se através do património, fruto das características destas terras e das gentes que a habitaram.
Igreja de São Vicente de Sousa Foto da autoria de Pedro Ramos de Carvalho |
A organização do território, no Vale do Sousa, desenvolveu-se por intermédio da instalação de ordens religiosas junto aos cursos de água, pelo poder da Nobreza que protegia os monges e era educada por estes, tendo representado um importante papel na construção da Nação durante a primeira Monarquia.
Os 21 monumentos que compõem a Rota do Românico do Vale do Sousa representam essa diversidade. Quatro mosteiros beneditinos, 10 igrejas, uma ermida, duas pontes, duas torres e dois monumentos funerários dos quais só existem seis exemplares conhecidos em Portugal.
Dois dos mosteiros são estruturantes para a compreensão do restante património que, embora com influências provenientes das melhores escolas nacionais, é dominado pelo Românico de Resistência, ou seja, apesar dos artistas e arquitectos da época já desenvolverem outras técnicas, nomeadamente o Gótico, no Vale do Sousa ainda eram realizadas obras sumptuosas de extrema beleza recorrendo aos princípios do Românico, bebendo de diferentes estilos sugestões e ideias que, de forma expressiva e singular, apenas se podem encontrar nesta região.
Localização
A região Vale do Sousa abrange municípios do distrito do Porto (Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel) e de Aveiro (Castelo de Paiva), localizando-se no centro do triângulo de uma região declarada Património da Humanidade: Porto, Guimarães e Vale do Douro.
Monumentos
A Rota do Românico do Vale do Sousa é uma rota turístico cultural, composta por 21 monumentos de estilo românico na região do Vale do Sousa.
- Mosteiro de Pombeiro, Felgueiras
- Igreja de São Vicente de Sousa, Felgueiras
- Igreja do Salvador de Unhão, Felgueiras
- Igreja de Santa Maria de Airães, Felgueiras
- Igreja de São Mamede de Vila Verde, Felgueiras
- Torre de Vilar, Lousada
- Igreja do Salvador de Aveleda, Lousada
- Ponte de Vilela, Lousada
- Igreja de Santa Maria (Meinedo), Lousada
- Ponte de Espindo, Lousada
- Igreja de São Pedro de Ferreira, Paços de Ferreira
- Igreja de São Pedro de Cete, Paredes
- Ermida da Nossa Senhora do Vale, Paredes
- Mosteiro de Paço de Sousa, Penafiel
- Memorial da Ermida, Penafiel
- Igreja Matriz de Abragão, Penafiel
- Igreja de São Gens de Boelhe, Penafiel
- Igreja do Salvador de Cabeça Santa, Penafiel
- Marmoiral de Sobrado, Castelo de Paiva
- Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, Penafiel
- Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, Paredes
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Regiões ou Roteiros Turísticos - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários