Unhão

Unhão
Felgueiras



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"unhao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Unhão é uma freguesia portuguesa do concelho de Felgueiras, com 3,62 km² de área e 866 habitantes (2001). Densidade: 239,2 hab/km².

História

Teve Foral, outorgado por D. Manuel I, em 1515. Em 1517 teve atribuição da Comenda da Ordem de Cristo, passando a ostentar a respectiva cruz nos marcos de delimitação das freguesias do concelho. Nunca chegou, porém, a ser oficialmente considerada vila, um termo que nesse tempo não tinha as conotações actuais. A partir de 1527 era considerada concelho das Terras de Unhão.

Foi sede de concelho entre 1515 e 1836. Era constituído pelas freguesias de Alentém, Lordelo, Macieira, Nogueira, Pedreira, Rande, Sernande, Torno, Unhão, Vila Verde e Vilar do Torno. Tinha, em 1801, 3.863 habitantes. Aquando da extinção as freguesias que constituíam o concelho de Unhão foram anexadas aos municípios de Barrosas, Felgueiras e Lousada.

Património

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Unh\u00e3o","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.