Universidade do Algarve

Universidade do Algarve
Faro

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"universidade-do-algarve","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"faro","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


A Universidade do Algarve (UAlg) é um estabelecimento de ensino superior público fundado em 1979. Sendo a única instituição de ensino superior da região algarvia, está sediada em Faro. É famosa pelos seus cursos de Biologia Marinha e Ciências do Mar, leccionados na Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, e pelos diversos estudos efectuados nesse mesmo âmbito.

Descrição

Com 28 anos contados de serviços à comunidade, a Universidade do Algarve (UAlg) tem consolidado o seu desenvolvimento, quer em termos estruturais e administrativos, quer em termos académicos e pedagógicos. Composta por três campi, Penha, Gambelas e Saúde, na cidade de Faro e um campus em Portimão, conta actualmente com espaços amplos, infra-estruturas e equipamentos que proporcionam excelentes condições de estudo, trabalho, investigação e socialização a uma população de cerca de 10.000 estudantes, 700 docentes e 400 funcionários.

Respondendo com adequação aos desafios e às exigências da actualidade, a UAlg fomenta o ensino e a investigação de qualidade, promove a mobilidade e aposta na inovação científica e tecnológica.

As Artes, Literaturas e História, as Ciências do Mar e da Terra, as Ciências Biológicas e da Saúde, as Ciências da Engenharia e as Tecnologias, a Gestão e o Turismo, as Ciências da Educação e Formação e as Ciências Sociais encontram na UAlg o espaço privilegiado para se desenvolverem e para ampliarem os horizontes dos construtores do futuro.

História da UAlg

A Universidade do Algarve, tal como existe neste momento, resultou da união das duas instituições previamente existentes: a Universidade do Algarve, criada pela Lei n.º 11/79 de 28 de Março e o Instituto Politécnico de Faro, criado pelo decreto-lei n.º 513-T/79, de 26 de Dezembro.

Em 1982 foi nomeado o primeiro Reitor da Universidade do Algarve, o Prof. Doutor Gomes Guerreiro, a quem sucederam o Prof. Doutor Carlos Alberto Lloyd Braga (1986), o Prof. Doutor Jacinto José Montalvão dos Santos e Silva Marques (1990), o Prof. Doutor Eugénio Maria de Melo Alte da Veiga (1993) e o Prof. Doutor Adriano Lopes Gomes Pimpão (1998). O actual Reitor, Prof. Doutor João Guerreiro, iniciou o seu mandato em 2006.

Em 1988, através do decreto-lei n.º 373/88, de 17 de Outubro, e considerando que a Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada pela Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro, abria perspectivas à possibilidade de melhorar as condições de articulação do subsistema de Ensino Superior Universitário com o subsistema do Ensino Superior Politécnico na região, o Governo decretou a articulação, para efeitos de gestão comum, das duas instituições.

Na sequência da aprovação da Lei de Autonomia das Universidades (Lei n.º 108/88, de 24 de Setembro) e perante a necessidade de existência no Algarve de uma instituição de ensino superior com a dimensão crítica necessária para enfrentar os problemas do desenvolvimento do País e em particular da região algarvia, foram elaborados os Estatutos da Universidade do Algarve.

Em 1991, reuniu uma Assembleia com a participação de representantes dos docentes, dos discentes e dos funcionários de todas as Unidades Orgânicas do Instituto Politécnico de Faro e da Universidade do Algarve e também dos representantes dos Serviços Centrais comuns às duas instituições, tendo sido aprovados os Estatutos que estão presentemente em vigor. Estes Estatutos foram homologados pelo então Ministro da Educação, Eng.º Roberto Carneiro, através do Despacho Normativo n.º 198/91, de 27 de Agosto.

Perante a aprovação dos Estatutos da Universidade do Algarve, entendeu o Governo que era necessário criar um enquadramento legal adequado à nova realidade, não só em termos de património como de meios humanos e, através do decreto-lei n.º 241/92, de 29 de Outubro, decretou a extinção do Instituto Politécnico de Faro.

A Universidade do Algarve é, assim, uma instituição diferente das outras Universidades, dado coexistirem no seu seio Unidades Orgânicas de Ensino Superior Universitário e de Ensino Superior Politécnico.

Objectivos e estatutos

Definida como pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia estatutária, científica, pedagógica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, a Universidade do Algarve tem por fins fundamentais, de acordo com os seus Estatutos:

  • A formação humana, cultural, científica e técnica;
  • A realização de investigação fundamental e aplicada;
  • A prestação de serviços a comunidade, numa perspectiva de valorização recíproca;
  • O intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres nacionais e estrangeiras;
  • A contribuição, no seu âmbito de actividade, para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de língua oficial portuguesa e os países europeus;
  • A contribuição para o desenvolvimento do país e, portanto, da região algarvia.

Os estatutos do Universidade do Algarve foram homologados pelo Despacho Normativo n.º 189/91 do Ministro do Educação em 27 de Agosto de 1991.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Universidade do Algarve","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Faro, algarve universidade, -Universidade do Algarve","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • Faro - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.