Vagos

Vagos
Sub-região Baixo Vouga



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vagos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Vagos é uma vila portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Norte e sub-região Baixo Vouga, com cerca de 4.000 habitantes.

É sede de um município com 165,29 km² de área, 22.017 habitantes (2001), e uma densidade demográfica de 133,2 h/km², subdividido em 11 freguesias. O município, que é comporto por duas partes divididas pela Ria de Aveiro, uma parte continental e uma porção do cordão dunar da Costa Nova, é limitado a norte pelo município de Ílhavo, a nordeste por Aveiro, a leste por Oliveira do Bairro, a sueste por Cantanhede, a sudoeste por Mira e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

Freguesias

História

Esta região, chamada "Vacus" durante a ocupação romana, ainda não existia na sua totalidade durante a Idade Média. Efectivamente, muitos dos terrenos actuais estavam ocupados pelo mar, havendo, posteriormente o assoreamento de uma vasta planície onde, hoje, as populações se dedicam, essencialmente, à agricultura e agro-pecuária.

D. Sancho I, o Rei Povoador, deu foral às terras de São Romão em 1190, e a 15 de Outubro de 1192 doou a antiga Vila de Soza à Ordem de Nossa Senhora do Rocamador, mais tarde extinta. Soza foi sede do concelho, com foral a 16 de Fevereiro de 1514. Foi extinta com a Reforma Administrativa de 31 de Dezembro de 1853, passando a integrar o concelho de Vagos.

A Vila de Vagos recebeu foral de D. Manuel, datado de Lisboa, a 14 de Agosto de 1514. A importância de Vagos vem já desde a Idade Média, dado o facto de denominar-se de Vagos a única porta a Sul das Muralhas de Aveiro e ter pertencido à antiga Comarca de Esgueira.

Heráldica

Armas

De ouro, com barco moliceiro de negro, aparelhado do mesmo e vestido de vermelho, vogante sobre um pé de água de quatro fachetas ondadas de azul e prata, acompanhado em chefe de dois molhos de espigas de verde, atados do mesmo. Coroa mural de quatro torres de prata e listel branco com os dizeres "VAGOS" de negro.

Bandeira

Esquartelada de amarelo e negro, cordões e borlas de ouro e negro; haste e lança douradas.

Selo

Circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal de Vagos"

Património

Santuário de Santa Maria de Vagos

Antiquíssimo Santuário Mariano de grande devoção fundado, em 1204, por D. Sancho I. Natural e aprazível, convidativo à oração e paz de espírito, o Santuário de Santa Maria de Vagos é um local repleto de histórias, lendas e tradições. Todos os anos recebem milhares de fiéis que acorrem a este local. São muitas as lendas populares que procuram explicar estas devoções, que se consolidaram através de gerações.

Capela do Espírito Santo

Esta capela situa-se à saída da Vila de Vagos, para o lado norte. Em tempos, teve esta capela a invocação do Espírito Santo.
Esteve abandonada bastantes anos e correu o risco de ser demolida. A capela tem forma circular e, sendo tão pequena, tem apenas um altar.

Capela da Misericórdia

A origem desta capela encontra-se, segundo parece, numa confraria das Almas que sustentava o rudimentar hospital chamado São Tiago, onde se albergavam os itinerantes pobres e doentes. Fizeram depois uma capela mais vasta a que foi dado o título da Senhora da Misericórdia e a irmandade reformou-se com o título de Senhor dos Passos. Foi reconstruída nos finais do século XIX.

Colectividades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vagos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.