Vale da Pedra é uma freguesia portuguesa do concelho do Cartaxo, com 13,50 km² de área e 1.753 habitantes (2001). Densidade: 129,9 hab/km
Os limites da freguesia são:
- a Norte, Freguesia do Cartaxo
- a Sul, Município da Azambuja
- a Nascente, Freguesia de Valada
- a Poente, Estrada Nacional nº 3
Localidades
Os lugares da freguesia são Vale da Pedra, Ponte do Reguengo, Setil, Gaio de Baixo, Gaio de Cima e parte da Cruz do Campo.
História
Começou por chamar-se Foros de Vale da Pedra, e posteriormente Casais do Vale da Pedra, tendo sido elevada à categoria de freguesia em 23 de Maio de 1988, adoptando, desde então, o topónimo de Vale da Pedra.
Contam os mais velhos que, o seu nome advém de uma grande zona rochosa, fenómeno único na freguesia, mais concretamente devido à existência de uma grande pedra, com inscrições romanas, que se situa numa quinta com o mesmo nome. Também há quem lhe concedesse o título de “Sintra do Ribatejo”, devido à vegetação que a envolvia.
Da história ainda muito recente, Vale da Pedra guarda na memória várias lembranças, como é o caso do Setil, que embora sendo o lugar mais pequeno da freguesia, em termos geográficos, assume, no entanto, projecção em termos ferroviários, sendo um dos nós importantes da linha do Norte e Leste.
Também a Vala Real, no lugar da Ponte do Reguengo, teve um importante na economia desta povoação, quer pela sua riqueza piscatória, quer pelo escoamento de produtos agrícolas, concretamente o arroz. Em tempo de cheias, esta vala submerge parte desta povoação.
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Cartaxo - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários