Vale de Frades

Vale de Frades
Vimioso



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vale-de-frades","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vale de Frades é uma freguesia portuguesa do concelho do Vimioso, com 39,52 km² de área e 203 habitantes (2001). Densidade: 5,1 hab/km².

Vale de Frades é uma aldeia que situa na periferia do Nordeste Transmontano, fazendo fronteira com Espanha. Aldeia localizada num vale e sabe-se que por aqui passaram frades de Alcanices (vila espanhola) daí o nome de Vale de Frades, devido à sua localização (vale) e aos antigos habitantes (frades).

A sua população simples e hospitaleira, vive principalmente da agricultura, comércio e pecuária. Também aqui se fala em artesanato que é composto por rendas, latoaria e cobre onde são famosos os potes de "alquitarra". Na gastronomia é conhecida a vitela, fumeiros, presunto, folares e o saboroso vinho tinto maduro.

Aqui tudo brota da terra, que juntamente com as suas águas nascentes permitem desenvolver um leque enorme de espécies animais e vegetais. São exemplo disso os rebanhos que passeiam pelos campos, as vacas, os cães, os coelhos, as lebres e toda riqueza botânica, onde é possível desfrutar de extensos soutos de castanheiros e dos intermináveis colinas cobertas de malmequeres. É de referir que esta zona é considerada uma zona rica em caça e pesca, contribuindo assim para o desenvolvimento turístico da região.

Festas

  • 14 de Agosto - Nossa Senhora de Fátima
  • 15 de Agosto - Nossa Senhora da Assunção

No dia 14 e 15 de Agosto, ao romper da aurora, os vale fradenses acordam ao som da alvorada, tocada pelos gaiteiros que percorrem todas as ruas da aldeia, acompanhados pelos mordomos, anunciando a festa. Depois, cerca do meio dia, realiza-se a eucaristia solene, cuja presença de todos os festejeiros é obrigatória. Ao final da tarde faz-se a "entrega da festa", isto é, uma visita às casas dos novos mordomos desejando-lhes um bom ano de mordomia. Após o jantar, é o arraial onde o lema é dançar e pular, até a cerveja acabar!

Jogos Tradicionais

Alguns jogos que animam as tardes e noites vale fradenses.

  • Sueca
  • Chincalhão
  • Raiola
  • Fito

Fonte de Informação

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vale de Frades","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.