Vasco Esteves de Baixo

Vasco Esteves de Baixo
Alvoco da Serra

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vasco-esteves-de-baixo","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"alvoco-da-serra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vasco Esteves de Baixo é uma aldeia da freguesia de Alvoco da Serra, concelho de Seia. A aldeia está situada em plena Serra da Estrela. Vasco Esteves de Baixo fica localizado na margem esquerda da ribeira perto da estrada Nacional n.º 231, no sentido do poente em relação a Alvoco.

Toponímia

O topónimo de Vasco Esteves de Baixo contrasta com a vizinha povoação de Vasco Esteves de Cima. Foi também chamado de Vasco Esteves de Cá e de Aquém. Vasco Esteves deve ter sido um rico proprietário que desbravou, valorizou e transformou a agricultura e pecuária desta zona, impondo-se pelo seu dinamismo, e espírito de iniciativa aos outros casais. Com um perfil de chefia reconhecido por todos. O topónimo será assim a expressão da admiração que lhe votaram os seus contemporâneos e descendentes.

História

Não há a certeza da fundação, mas no Livro de Visitações da freguesia de Alvoco da Serra de 1649 o visitador faz referência ao "casal de Vasco Esteves", mandando construir uma capela.

Em 1747, no Dicionário Geográfico do Padre Luís Cardoso, não se distinguem as duas povoações de Vasco Esteves: "E no seu termo há duas aldeias chamadas, uma de Vasco Esteves e outra de casal do Guincho". No Inquérito Paroquial do Padre Luís Cardoso de 1758, o cura Manuel de Brito chama-lhe Vasco Esteves d'Aquém: "A Igreja está junto à Vila, tem três lugares, um chamado Vasquesteves daquém e outro chamado Vasquesteves Dalém, outro Outeiro da Vinha".

Património

Possui duas capelas: a mais antiga dedicada a Nossa Senhora das Preces e a outra a São José. A primeira começou a construir-se em meados do século XVII, e a última começou a ser construída em 1967.

O comendador Alberto Marques foi uma das personalidades de Vasco Esteves de Baixo. Em 1907 mandou construir uma escola ao lado da capela de Nossa Senhora das Preces. Era constituída por uma casa e habitação para os professores e uma sala para as aulas. A escola começou a funcionar no ano lectivo de 1912-1913.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vasco Esteves de Baixo","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Alvoco da Serra, alvoco-da-serra vasco-esteves-de-baixo, -Vasco Esteves de Baixo","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.