Veiros

Veiros
Estarreja



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"veiros-estarreja","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Veiros é uma freguesia portuguesa do concelho de Estarreja, com 11,21 km² de área e 2.618 habitantes (2001). Densidade: 233,5 hab/km².

História

Veiros, umas das sete freguesias do concelho de Estarreja tem origens na época romana, cerca do século X. Desde tempos ancestrais que Veiros está ligado à Ria, advindo desta estreita ligação as diversas teorias acerca da sua origem.

Uma das origens do topónimo de Veiros parece ser de origem Romana: - Valeriusà – Valeirosà – Vaeeiros - e por fim Veiros. Esta proveniência está relacionada com a proximidade que este antigo povoado tem com a ria e com os esteiros, onde se conta que chegavam peles preciosas que vinham para Portugal da Hungria e da Eslováquia.

Ao longo dos séculos Veiros foi sendo conhecida pelas suas esteiras de bunho, pelo seu linho, pelas suas festas e romarias, pela apanha do moliço, pela sua praça de peixe (que se realizava em frente à Igreja Matriz), mas principalmente pela sua cebola.

Património

Religioso

Outros locais

Associativismo

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Veiros","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.