Vermoil

Vermoil
Pombal



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vermoil","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vermoil é uma freguesia portuguesa do concelho de Pombal, com 21,71 km² de área e 2.855 habitantes (2001). Densidade: 131,5 hab/km².

Tem uma estação de caminho de ferro (Linha do Norte).

História

De origem medieval, foi aqui fundado um hospício que mais tarde foi transformado em hospital. Este foi entregue aos cuidados dos monges beneditinos pertencentes ao Mosteiro de Agra da Portela, termo de Vermoim. A acção dos monges beneditinos na região contribuiu de forma importante para o desenvolvimento da localidade, o que levou a população, reconhecida, a escolher para nome da terra a designação de "Alcamem de Vermoim". Este nome foi evoluindo até à designação actual da freguesia: Vermoil.

Património

  • Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição - Apresenta uma fachada interessante. De salientar um prato de oferendas seiscentista, tipo holandês com o pecado original em relevo, como fundo.
  • Ermida de Nossa Senhora da Nazaré - Na aldeia de Ranha de São João. De notar uma pequena escultura de São Jorge a matar um dragão.

Outros locais de interesse

  • Vinhedos de Vermoil
  • Casa da Quinta dos Claros - residência de João de Barros
  • Capela de Santo António - onde foi sepultado João de Barros
  • Outeiro da Calvaria - ruínas romanas

Tradições

  • Gastronomia: borrego e tortulhos.
  • Artesanato: tanoaria, trabalhos em madeira, tecelagem, cestaria e esculturas.
  • Feira: mensal, dia 7.
  • Festas e Romarias: Senhora dos Passos no domingo antes da Páscoa, São Jorge em Abril e Senhora da Nazaré a 15 de Agosto.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vermoil","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.