Vidual

Vidual
Pampilhosa da Serra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vidual","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vidual é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 14,33 km² de área e 93 habitantes (2001). Densidade: 6,5 hab/km². Dista cerca de 20 quilómetros da sede de concelho. Compreende os lugares de Vidual de Cima e Casal da Lapa.

História

Embora desconhecendo-se a data a partir da qual o lugar do Vidual integrou a freguesia de Unhaiso-o-Velho, sabe-se, contudo, que pertenceu ao seu alfoz até 1815, altura em que foi elevado à categoria de sede de freguesia. Nessa data, a nova freguesia integrou, para além da sede, o lugar de Vidual de Baixo. Administrativamente dependeu sucessivamente dos concelhos da Covilhã, do Fundão e de Fajão. A partir de 24/10/1855, por extinção do concelho de Fajão, foi incorporada no de Pampilhosa da Serra.

Em 1882, Pinho Leal revela que a freguesia compreendia as aldeias de Vidual de Cima e de Baixo. Tinha 96 fogos e 400 almas e descreve, assim, o Vidual :

“Freguesia do Concelho da Pampilhosa, Comarca de Arganil, distrito e diocese de Coimbra. Dista 15 Km da Pampilhosa, 25 de Arganil e 55 de Coimbra. Esta paróquia não tem nem dela se aproxima estrada alguma a macadam. todas as suas estradas são barrancos e precipícios, porque o seu chão é muito escabroso e acidentado. Os seus templos reduzem-se à igreja matriz e duas capelas - Santa bárbara e Santo António - templos insignificantes e maltratados. Também nesta freguesia não há um único edifício digno de menção. As suas produções principais milho, mel, centeio, batata e lã, pois cria algum gado lanígero. Não tem aulas, nem sequer de instrução primária elementar.”

O lugar de Vidual de Baixo ficou submerso em 1942 após a conclusão dos trabalhos da Barragem de Santa Luzia. A freguesia perdia, desta forma, o único lugar, para além da sede, que possuía. Todavia, com a construção da barragem iria ganhar um novo lugar, Casal da Lapa.

A paróquia de Vidual de Cima, de invocação de Santo António, foi um curato, inicialmente, de apresentação da Mesa da Consciência e Ordens. Pertenceu ao bispado da Guarda até 4/9/1882, altura em que foi transferida para a diocese de Coimbra.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vidual","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.