Vil de Matos

Vil de Matos
Coimbra



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vil-de-matos","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vil de Matos é uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra, com 8,20 km² de área, 775 habitantes(2001). Densidade: 94,5 hab/km².

Vil de Matos situa-se a norte do concelho, comarca, distrito e diocese de Coimbra, de cuja sede dista aproximadamente onze quilómetros, confinando, a norte, com a freguesia de Barcouço, do concelho de Mealhada, a nascente e a sul, respectivamente com as congéneres Trouxemil e Antuzede, e a poente, com a freguesia de Anca, do município de Cantanhede.

Localizada num dos férteis vales convergentes para a bacia do celebrado e cantado Mondego, a autarquia tem os principais aglomerados populacionais (desde a Quinta da Zombaria até a sede de freguesia, mais a norte) enraizados nas encostas voltadas a nascente. E não será por acaso, já que irrigam as suas terras a ribeira do Vale Travesso (que desagua na Vala do Norte, a cerca de cinco quilómetros paralela ao rio Mondego) e os seus afluentes da Vala da Carvalha e da Vala da Linteira.

Posicionada numa área estratégica, Vil de Matos possui boas acessibilidades rodoviárias já que é atravessada pela Estrada Municipal 618 (a 10 quilómetros de Coimbra), pela Auto-Estrada 1 (a aproximadamente 196 quilómetros de Lisboa e 111 do Porto), pela Auto-Estrada 14 (a 40 quilómetros da Figueira da Foz) e pelo Itinerário Principal 3 (que a liga a Vilar Formoso).

Localidades

Implantada numa área de aproximadamente 8,2 quilómetros quadrados, esta freguesia é composta pelas povoações de Casal do Cartaxo, Casal da Murteira, Costa de Rios Frios, Mourelos, Vendas de Sant’Ana e Vil de Matos (sede de freguesia).

História

O povoamento do território que circunscreve a actual freguesia de Vil de Matos que circunscreve a actual freguesia de Vil de Matos e muito anterior a fundação da Nacionalidade, conforme o comprovam os vestígios arqueológicos como “Mourellos” em anos anteriores aos do século XII, por outro. Apesar de não existirem notícias concretas sobre as características da população durante os primeiros anos da Nação, presume-se quem na época, Vil de Matos fosse ocupada por foros de cavalaria ou de jugaria.

Os documentos sobre a divisão administrativa da época da sua fundação também não abundam no entanto, sabe-se que pertenceu ao concelho de Anca, tal como já se verificava na transição do século XV para o XVI. Assim no cadastro da população de 1527, refere-se qye a vila de Anca e seu termo, incluindo Vil de Matos, era do senhorio de D. Luís de Castro. Em 31 de Dezembro de 1853, data da extinção deste Concelho, Vil de Matos passou para o município de Cantanhede onde permaneceu até 24 de Outubro de 1855, data em que transitou para o de Coimbra onde continua nos nossos dias.

Apesar das suas boas acessibilidades e do progresso ser uma constante, esta foi a última freguesia de concelho a ter rede pública de distribuição de energia eléctrica, inaugurada em 12 de Junho de 1966.

A erecção paroquial também é obscura e parece ser obra da igreja de Barcouço, depois da Idade Média, já que até então não era referida.

“(…) A segunda Igreja Paroquial he Curado, que apresenta o Pior de Narcoço & tem estes lugares anexos, Matos com quarenta visinhos, Santa Anna com vinte & huma Ermida desta Santa, a Costa com trinta, Rios Frios com sessenta & huma Ermilda de São Thomé, & Mourellos com dez”

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vil de Matos","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.