Vila Chã de Ourique

Vila Chã de Ourique
Cartaxo



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-cha-de-ourique","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vila Chã de Ourique é uma freguesia portuguesa do concelho do Cartaxo, com 33,19 km² de área e 2.948 habitantes (2001). Densidade: 88,8 hab/km².

Situada no distrito de Santarém, confina com as freguesias de Cartaxo e Valada e com o concelho de Santarém. A 10 km do Cartaxo, esta região é marco de grande importância vinícola para o Ribatejo onde se produz também, o conhecido e apreciado "Vinho do Cartaxo".

História

A história de Vila Chã de Ourique é indissociável da Batalha de Ourique, ocorrida em 25 de Julho de 1139. No entanto, as opiniões dos estudiosos diferem quanto ao local exacto desta batalha:

  • Alexandre Herculano defendeu que o encontro se travara no Baixo Alentejo, no actual concelho de Ourique
  • Borges de Figueiredo refere que teria sido em Lisboa
  • José Saraiva indica Cortes, nas proximidades de Leiria, numa propriedade denominada Campo de Ourique
  • David Lopes é da opinião que D. Afonso Henriques nunca iria combater tão longe da sua fronteira, contrariando assim a tese de Alexandre Herculano e aponta Chã de Ourique, como no local da batalha

Apesar do seu povoamento ser bastante antigo, a criação de 29 de Janeiro de 1907. Nesta altura, foi desanexada da freguesia de São Sebastião do Cartaxo e tomou o nome de Casal de Ouro. Este nome terá sido retirado de um pequeno casal que pertencia a um duriense que se fixou nas terras férteis do Ribatejo.

Em 1926 adoptou o nome actual, Vila Chã de Ourique encerra no seu território riquezas várias, quer a nível de património, com destaque para o Palácio dos Chavões, quer a nível gastronómico, com as deliciosas Fatias Paridas.

Património

  • Palácio dos Chavões
  • Monumento alusivo à Batalha de Ourique - Situado na praça por trás da Igreja matriz, este monumento é alusivo à Batalha de Ourique, entre D. Afonso Henriques e os Muçulmanos em 1139
  • Igreja Matriz (séc. XVIII)
  • Quinta da Fonte Bela
  • Quinta da Amoreira

Cultura

A cultura popular das gentes de Vila Chã de Ourique é uma das suas grandes riquezas e a sua preservação e divulgação contribuem para o enriquecimento da cultura nacional. Ainda hoje, os habitantes desta freguesia contam aos seus descendentes a Lenda da Batalha de Ourique, ou a Lenda do Milagre de Ourique.

Todos os anos a freguesia de Vila Chã de Ourique organiza os festejos locais na última semana de Julho, celebrando Senhor Jesus dos Aflitos. A festa baseia-se num misto de cerimónias religiosas e eventos pagãos, funcionando também como uma forma de preservar, reviver e divulgar as tradições. Nelas participam todos os habitantes, que se divertem num animador ambiente de camaradagem, música e comes e bebes. Além da festa em honra do orago da freguesia, Senhor Jesus dos Aflitos, realizam-se anualmente mais dois festejos: São Sebastião, no dia 20 de Janeiro, e Festas das Vindimas, no primeiro fim-de-semana de Outubro.

Na freguesia de Vila Chã de Ourique havia o costume de praticar jogos tradicionais nos tempos livres. O jogo que mais se destacava era o Chinquilho e a Sueca, um jogo de cartas que ainda hoje é praticado.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Ch\u00e3 de Ourique","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.