Vila Cova à Coelheira

Vila Cova à Coelheira
Seia



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-cova-a-coelheira-seia","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vila Cova à Coelheira é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 10,00 km² de área e 574 habitantes (2001). Densidade: 57,4 hab/km².

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX, quando foi integrado no também já extinto concelho de Sandomil. Era composto apenas pela freguesia da sede.

Vila Cova à Coelheira é uma freguesia muito antiga do concelho de Seia. Está situada na margem direita do Rio Alva, num enorme covão, rodeada de altas vertentes quase na totalidade. Embora esteja situada numa zona de serra, os campos são muito férteis, o que faz com que tanto a agricultura como a pastorícia tenham ainda hoje uma certa importância para a economia da Freguesia. A floresta que a circunda, sendo composta essencialmente por pinheiro, também tem uma parte significativa nessa economia devido à produção de resina e madeira.

Vila Cova à Coelheira - foto da autoria de [http://vilacova2008.blogs.sapo.pt/ Vítor Brito]
Vila Cova à Coelheira - foto da autoria de Vítor Brito

História

Além dos campos férteis e da floresta, esta zona é muito rica em volfrâmio e estanho, o que fez com que fosse sempre muito procurada por diversos povos. A sua história terá começado numa época remota, muito anterior à romanização conforme o atestam alguns achados arqueológicos recentes. A referência mais antiga que se conhece, sobre Vila Cova, data de 1138. Existe uma outra referência, feita numa carta de venda, de 1169. Também D. Afonso Henriques se lhe refere numa Carta de Doação. Outra indicação da sua antiguidade, é sem dúvida o culto de São Mamede, que já existia antes da nacionalidade.

No século XIII, Vila Cova ainda era pertença da paróquia de Santa Maria de Seia, mas mais tarde, devido a um incidente com uns clérigos da Igreja de Seia, a povoação passou em testamento para Santa Cruz de Coimbra. Ainda antes do século XIV tornou-se um concelho medieval com uma certa importância. Com a reforma administrativa de meados do séc. XIX, o concelho foi extinto, juntamente com mais onze. Passou a pertencer a Sandomil e depois da extinção deste, passou para o de Seia.

O seu topónimo deriva da situação geográfica e, mais tarde, foi-lhe acrescentado “à Coelheira”, para distinguir esta freguesia de outras “Vilas Covas”.

Irmandade de São Pedro

Irmandade de São Pedro - foto da autoria de [http://vilacova2008.blogs.sapo.pt/ Vítor Brito]
Irmandade de São Pedro - foto da autoria de Vítor Brito

Uma das mais antigas da região. Com mais de 300 anos e existente muito antes de 1697, segundo relatam os documentos.

Património

  • Velhos moinhos de farinar
  • Capela de São João
  • Monumento à Imaculada Conceição

Igreja Matriz

Situada à entrada da povoação é de construção recente. Foi concluída após o ano 1909.

Ermida de São Mamede

Não se sabe ao certo a data da sua origem, mas há indicação de que é anterior ao Século XIII, data em que Vila Cova pertencia à paróquia de Santa Maria de Seia. O seu culto é anterior à nacionalidade.

Capela do Santíssimo

Localizada no centro da vila, serviu de Igreja Matriz enquanto se erguia a actual. Existem documentos de 1721 que se referem a esta capela.

Ponte Românica

Serve de passagem sobre o rio Alva, que corre na zona sul da localidade. Possui dois arcos ogivais.

Casa das Obras

Edifício que data do início do século XIX, mandado construir por um lente de Coimbra chamado Dr. José Pinto Fontes.

Nichos ou Alminhas

Existem vários espalhados pela freguesia.

Festas e Romarias

  • São Sebastião - Julho
  • São Mamede (Padroeiro de Vila Cova) - Agosto

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Cova \u00e0 Coelheira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.