Vila Cova à Coelheira

Vila Cova à Coelheira
Vila Nova de Paiva



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-cova-a-coelheira-vila-nova-de-paiva","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vila Cova à Coelheira é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Paiva, com 32,17 km² de área e 1.317 habitantes (2001). Densidade: 40,9 hab/km².

Em plena provincia da Beira Alta, a sul da serra da Nave integrando as "Terras do Demo" situa-se Vila Cova à Coelheira, alpendurada num vale sobre o Rio Côvo que lhe lava os pés. Sempre foi e continua a ser a maior freguesia da região do Alto-Paivense. Hoje integrada no concelho de Vila Nova de Paiva, comarca de Castro Daire, diocese de Lamego e distrito de Viseu.

Localidades

Além da sede, a freguesia conta ainda com as povoações da Carvalha, Malhada, Borralhais, Teixelo e Cascano.

História

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Touro e Vila Cova à Coelheira e tinha, em 1801, 1.670 habitantes.

Festas e romarias

Os habitantes de Vila Cova à Coelheira eram muito religiosos, por isso faziam várias festas e romarias como homenagem aos santos das suas devoções. Do conjunto das festas da terra, assume especial relevo a do Senhor do Calvário, que se realiza no quarto Domingo de Agosto de cada ano. Provavelmente desde o século XVI, sendo considerada a romaria de Vila Cova, os emigrantes de regresso as origens apresentam-se em grande numero para matar saudades com o seus amigos.

A festa do Padroeiro, que é São. João Baptista, abre o ano festivo a 24 de Junho. Destaque também para a Senhora da Paz na Carvalha no primeiro Domingo de Julho, Senhor da Aflição nas meeiras no primeiro Domingo de Setembro, e a do Anjo de Portugal na Malhada no primeiro Domingo de Julho. A festa da nossa Senhora do Rosário, adquiriu características especais desde que a anfitriã foi proclamada padroeira do Grupo Cénico Cultural e Recreativo, realizando-se neste dia o Festival anual de Folclore. Os habitantes de Vila Cova eram muito religiosos, por isso faziam várias romarias como homenagem aos santos da suas devoções.

A romarias da Senhora da Lapa e dos Santos Mártires, e a romaria à Senhora dos Remédios, são as romarias mais importantes que os habitantes faziam. A romaria à Senhora da Lapa era obrigatória a todas as famílias, pois há muitos anos houve uma peste de insectos na espiga do centeio. Os pobres agricultores ao debaterem-se com tamanho problema e ao sentirem tamanha aflição, pediram à Senhora que salvasse as suas colheitas, prometendo-lhe que iriam anualmente na segunda feira de ascensão fazer-lhe uma romaria ao Santuário. Antigamente iam a pé e, como era um grande percurso, as pessoas para se distraírem iam cantando. Uma dessas bonitas canções que então se cantava era esta:

Nossa Senhora da Lapa, o caminho pedras tem, se não fossem os milagres, já não vinha cá ninguém.

A romaria ao Santos Mártires era feita no mesmo dia que a da Senhora da Lapa. Hoje já não se vai a pé, mas sim de autocarro.

A romaria à Senhora dos Remédios era feita a 8 de Setembro. As pessoas vão pagar as suas promessas que fazem à Senhora, quando em aflição ou doença. La-se a esta romaria a pé, tal como à da Lapa, os romeiros para esquecerem as dores dos pés e o cansaço cantavam para se esquecer de tais factos, a estrofe era a seguinte:

Ò Senhora dos Remédios, dos remédios de Lamego, todo o caminho fui bem, só na barca tive medo.

Património

Pelourinho de Vila Cova à Coelheira

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Cova \u00e0 Coelheira","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.