A Vila do Corvo, também chamada erradamente de Vila Nova do Corvo, é a mais pequena dos Açores, com 425 habitantes (em 2001). A única povoação da ilha do Corvo é constituída por um aglomerado de casas baixas com ruas estreitas e tortuosas que sobem as encostas, conhecidas localmente por canadas. Sofreu devido à emigração, principalmente para os EUA e Canadá. A superfície do seu concelho corresponde a toda a superfície da ilha, sendo também o único dos concelhos da República Portuguesa que não tem qualquer freguesia. O concelho mais próximo é Santa Cruz das Flores, tornando este o local habitado mais isolado de Portugal.
Durante o Inverno, as ligações marítimas, apesar de regulares, são fortemente condicionadas pelo estado do mar e pelo vento já que o Porto da Casa, o pequeno molhe que serve a ilha, não fornece abrigo que permita a operação com tempo adverso. No entanto, durante o Verão, chega a haver várias ligações por dia, usando barcos rápidos que fazem o trajecto entre o Corvo e Santa Cruz das Flores em cerca de 30 minutos.
Lendas
- Ver artigo: Lendas de Vila do Corvo
Heráldica
Armas
De prata, com um corvo marinho de negro segurando um peixe de vermelho no bico, pousado sobre um monte de verde, saínte de um ondado de prata e de verde, de três peças; em chefe um açor de negro, realçado de ouro, segurando uma quina de Portugal nas garras.
Bandeira
Esquartelada de branco e de negro, tendo no centro o escudo das armas encimado por coroa mural de prata de quatro torres e por baixo listel de prata com os dizeres "Corvo" em letras de negro.
Selo
Redondo, com as peças do escudo soltas e sem indicação dos esmaltes, tendo à volta, entre círculos concêntricos, a legenda "Câmara Municipal do Corvo".
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários
Está errada a informação de que é a única Câmara que não tem freguesias. Pelo menos, se não me enganar muito, Entroncamento, São JOão da Madeira e Alpiarça não têm.
Caro Paulo:
A informação no artigo está correcta. O concelho da Vila do Corvo é o único que não possui qualquer freguesia. São João da Madeira, Alpiarça, Barrancos, Porto Santo e São Brás de Alportel são os únicos 5 municípios portugueses que possuem apenas uma freguesia.
Carlos Pereira