Vila Franca da Serra

Vila Franca da Serra
Gouveia



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-franca-da-serra","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vila Franca da Serra é uma freguesia portuguesa do concelho de Gouveia, com 11,76 km² de área e 303 habitantes (2001). Densidade: 25,8 hab/km².

Vila Franca da Serra é uma pequena aldeia da Beira Alta, na região rural do Alto Mondego, fortemente influenciada pela actividade agrícola, sendo possível encontrar na aldeia diversas quintas cultivadas. Também influente, o fenómeno da emigração é visível na arquitectura e riqueza de algumas casas, assim como pelo aumento sazonal de população aquando das férias de Verão. Vila Franca da Serra estende-se a partir da estrada que atravessa a aldeia, ligando Gouveia e Fornos de Algodres. Por Vila Franca passa a ribeira de Linhares da Beira e no limite da povoação, ao longo da linha do caminho de ferro, estende-se o Rio Mondego.

Património

No centro da aldeia deverá visitar o Largo da Aldeia, bem perto da Igreja Matriz e do Forno Comunitário. Um pouco mais afastada do Largo da Aldeia, levando os turistas a percorrer as estreitas e encantadoras ruas antigas da aldeia, está a Capela de Santo António, santo em honra do qual se celebram as maiores festas da aldeia, no mês de Julho. Para além do Forno Comunitário existe em Vila Franca da Serra um moinho de moer farinha, recentemente recuperado, e uma queijaria certificada que labora todo o ano.

Bem perto da Quinta do Lagar da Moira encontrará o Penedo do Mazorro.

Vila Franca da Serra dispõe ainda de um local, junto à Quinta do Lagar da Moira, de grande interesse arqueológico. Trata-se de uma propriedade privada onde existe uma sepultura antropomórfica e um lagar de lagariça complexo, de difícil datação, apontando os especialistas o período da Idade Média para a sua origem. A Quinta do Lagar da Moira integra ainda o Museu de Lagar Mário Gomes Figueira que conserva o parque industrial do antigo Lagar da Moira. O objectivo principal do museu é defender o património arquitectónico, cultural e natural e a divulgação científica.

Colectividades

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Franca da Serra","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.