Vila Moreira é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcanena, com 5,05 km² de área e 1.013 habitantes (2001). Densidade: 200,7 hab/km².
História
Implantada no coração do concelho, a freguesia de Vila Moreira é a de mais pequena área. Foi criada em 29 de Janeiro de 1920, a partir da então denominada povoação de Casais Galegos, pela Lei n.º 994, publicada no Diário do Governo n.º 135, que eleva a dita povoação à categoria administrativa de Freguesia, sob a denominação de Vila Moreira.
Cerca do ano de 1700, foi construída a primeira casa de Maria Moleira, que casou com um galego, Andrez Rapozo, curtidor de peles, encontrando nestas paragens boas condições para o desenvolvimento da sua actividade, nomeadamente a abundância de água. Por volta de 1780, outros patrícios terão vindo para este local e, como eram galegos, deram, provavelmente, o nome de Casais Galegos à povoação.
Os antepassados dos habitantes de Vila Moreira optaram por esta nomenclatura talvez por associação à fonte do mesmo nome – Fonte Moreira – hoje património e ex-líbris da localidade, que é, em área, a mais pequena freguesia do concelho de Alcanena.
Gastronomia
- Cachola, Migas de Bacalhau, Coscorões, Arroz doce e Filhós
Artesanato
- Louça pintada e pinturas variadas em vidro
Ligações externas
Fotografias
Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.
Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.
Mapa
Artigos relacionados
Artigos com a mesma raiz:
- Alcanena - Artigo raiz
Artigos subordinados a este (caso existam):
Adicione abaixo os seus comentários a este artigo
Comentários