Vila Nova de Poiares

Vila Nova de Poiares
Sub-região Pinhal Interior Norte



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-nova-de-poiares","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}

Foto de Vítor Oliveira

Lista de Municípios Portugueses

anuncio100x60.png


Vila Nova de Poiares é uma vila portuguesa, localizada no Distrito de Coimbra, Região Centro e sub-região Pinhal Interior Norte, com cerca de 3.800 habitantes.

É sede de um município (classificado como concelho de 3.ª ordem) com 83,82 km² de área e 7.457 habitantes (INE 2006), subdividido em 4 freguesias.

Freguesias

As 4 freguesias do concelho de Vila Nova de Poiares são as seguintes:

História

Vila Nova de Poiares é uma vila de fundação recente, uma vez que apenas a 17 de Agosto de 1905 as povoações de Santo Andre de Poyares e Aldeia Nova viram o seu nome alterado para Vila Nova de Poiares, recebendo os foros de Vila nessa ocasião.

Património

  • Capela de Nossa Senhora das Necessidades
  • Capela de Santo António (São Miguel de Poiares)
  • Dólmen de São Pedro Dias
  • Igreja Matriz de Santa Maria da Arrifana
  • Igreja Matriz de São José das Lavegadas
  • Igreja Matriz de São Miguel de Poiares
  • Igreja Matriz de Vila Nova de Poiares
  • Monumento "O Cristo"
  • Paços do Concelho de Vila Nova de Poiares
  • Ponte de Mucela

Geografia

Vila Nova de Poiares é um dos 17 concelhos do distrito de Coimbra e compreende quatro freguesias: Poiares (Sto. André), Arrifana, São Miguel de Poiares e Lavegadas. A distância da sede de concelho a Coimbra (sede de distrito) é de 27 Km, tendo como principais acessos a Estrada da Beira (EN 17) e o IP 3 (Itinerário Principal que liga, entre outras localidades, as cidades de Coimbra e Viseu). Com apenas cerca de cem quilómetros quadrados, 7457 habitantes (2006) e 3438 edifícios (Censos 2001), Vila Nova de Poiares situa-se no centro do distrito, sendo confrontado a norte pelo concelho de Penacova, a este pelos concelhos de Arganil e Góis, a sul pelos concelhos de Lousã e Miranda do Corvo e a oeste pelo concelho de Coimbra. O concelho do Pinhal Interior Norte é constituído por um vale rodeado pelas serras da Lousã, Bidueiro, São Pedro Dias (estendendo-se apenas um pouco além desta) e Carvalho e, nas suas fronteiras noroeste e nordeste, é banhado pelos rios Mondego e Alva, respectivamente. Esta situação geográfica ímpar determina um clima igualmente único com frequentes nevoeiros, chuvas e temperaturas relativamente baixas no Inverno, contrastando com as temperaturas veraneantes, por vezes, muito altas.

Organização Administrativa

À semelhança de todos os concelhos portugueses Vila Nova de Poiares possui órgãos de poder autárquico:

Assembleia Municipal

Composta por 18 deputados municipais (4 Presidentes das Juntas de Freguesia e 14 eleitos directamente pelos cidadãos eleitores do concelho.

Câmara Municipal

Composta por 5 vereadores (sendo um deles Presidente da Câmara Municipal) eleitos directamente pelos cidadãos eleitores do concelho.

Outros

O concelho de Vila Nova de Poiares faz parte da Comarca de Penacova, que por sua vez depende do Círculo Judicial de Coimbra.

A Repartição Fiscal de Vila Nova de Poiares é classificada como de 2.ª Classe.

Em termos eclesiásticos (Igreja Católica), a Unidade Pastoral de Vila Nova de Poiares, que compreende as paróquias de Santa Maria, São José das Lavegadas, São Miguel e Santo André de Poiares, integra o Arciprestado de Penacova, o qual se insere na Região Pastoral Centro da Diocese de Coimbra.

Heráldica

Armas

Escudo de prata, com duas andorinhas de sua cor acompanhadas por dois pinheiros bravos de verde frutados de sua cor, troncados e arrancados de negro. Em chefe uma abelha de negro realçada de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com os dizeres em maiúsculas: «VILA NOVA DE POIARES», de negro.

Bandeira

De verde, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.

Selo

Circular tendo ao centro o brasão sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

Geminações

Vila Nova Poiares encontra-se geminada com as seguintes localidades:

  • Douchy-les-Mines (França)
  • Mielec (Polónia)
  • Liquiçá (Timor-Leste)
  • Mansoa (Guiné-Bissau)
  • Lichinga (Moçambique)
  • Vila do Maio (Cabo Verde)
  • Caué (São Tomé e Príncipe)
  • Hüngen (Alemanha) - geminação em preparação

Feiras e Romarias

  • Feriado Municipal - 13 de Janeiro (Restauração Definitiva do Concelho)
  • Mercado Semanal às Segundas-feiras
  • Festas do Concelho, em honra de Nossa Senhora das Necessidades, padroeira do concelho, em Vila Nova de Poiares, no segundo Domingo de Agosto
  • Festas de Vale de Vaíde, em honra de Nossa Senhora das Preces - Terceiro Domingo de Agosto
  • Festas de Arrifana - Quarto Domingo de Agosto
  • Festas de São Miguel de Poiares - Primeiro Domingo de Setembro
  • Poiartes - Feira Nacional de Artesanato - Terceiro fim de semana de Setembro

Escola de Vila Nova de Poiares

Esta Escola passou por várias fases, à medida que se foi consolidando o seu processo de crescimento. Foi o curso Oficial da Telescola que deu origem a um período de estudos mais longos e possibilitou que os alunos da região seguissem na sua terra, a escolaridade obrigatória. Funcionava então, no antigo Seminário da Consolata, hoje Lar da Terceira Idade. Em 1970 surgiu a Escola Preparatória Dr. Daniel de Matos, em instalações provisórias, em frente ao antigo Hospital. Foi aí que se iniciou o Ensino Unificado. Em 10 de Novembro de 1984 inauguram-se as actuais instalações com a designação da Escola Preparatória de Vila Nova de Poiares e em 1985/86 passou a designar-se Escola C+S. Em Julho de 1998 esta Escola passou a designar-se “EB2,3/S Dr. Daniel de Matos”.

No ano lectivo de 2001/2002 passou a ser sede do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho de Vila Nova de Poiares. O Agrupamento de Escolas do Concelho de Vila Nova de Poiares surge no seguimento da constituição do Agrupamento Vertical de Escolas do Concelho, conforme Protocolo celebrado em 28 de Fevereiro de 2000, no Salão Nobre da Câmara Municipal e em que foram intervenientes os Estabelecimentos de Ensino do concelho, a então Delegação Escolar, a Autarquia, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e o Centro da Área Educativa de Coimbra e homologado por despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Educativa de 30/05/2000. Teve por base o disposto no Decreto-Lei 115-A/98, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 24/99 de 22 de Abril, que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como dos respectivos agrupamentos. Inicialmente faziam parte do Agrupamento 9 Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e 4 Jardins de Infância. Hoje o Agrupamento é constituído por 7 Escolas do 1.º Ciclo e 3 Jardins de Infância distribuídos pelas quatro freguesias do concelho: Santo André de Poiares, Santa Maria de Arrifana, São Miguel de Poiares e São José das Lavegadas.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.


Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Nova de Poiares","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.