Vila Ruiva

Vila Ruiva
Fornos de Algodres



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-ruiva-fornos-de-algodres","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vila Ruiva, ou Vila Ruiva da Serra, é uma freguesia portuguesa do concelho de Fornos de Algodres, com 7,13 km² de área e 180 habitantes (2001). Densidade: 25,2 hab/km².

Topónimo

Tal como o seu nome parece indicar, Vila Ruiva deve ter herdado o nome de alguma "villae" agrícola fundada pelos romanos, que terá sido pertença de algum "Ruy" ou "Ruyvo" e dai o seu nome. Esta é também a opinião do monsenhor Pinheiro Marques na monografia "Terras de Algodres". O complemento "da Serra" e para a identificar em relação a povoações com nome semelhante, no entanto nem faz muito sentido, porque na realidade ainda não se encontra localizada na Serra da Estrela, mas sim no planalto entre o rio Mondego e a vertente norte da mesma serra.

História

Do tempo da romanização ainda hoje existem vários testemunhos e vestígios; o referido monsenhor alude a existência de uma pedra ou marco que já em 1938 se encontrava partido, no qual se encontravam gravados símbolos ou letras. Seria provavelmente um marco miliário e pertenceria, a uma estrada que aqui passava vindo da Ponte Nova, ou da dos "Juncaens" ambas pontes romanas destruídas aquando da terceira invasão francesa. Esta estrada dirigia-se para a serra provavelmente para Linhares e atravessava a necropole de sepulturas escavadas na rocha, hoje encontra-se soterrada. Junto desta via encontrava-se uma lápide romana, de acordo com informações populares.

Esta freguesia esteve desde a sua fundação, incluída no termo do concelho de Linhares, a quem D. Afonso Henriques concedeu foral em 1169. No ano de 1855 com a extinção deste concelho, passou para o de Gouveia, de onde foi desmembrada por decreto de 13 de Janeiro de 1898 passando nessa altura para o actual concelho de Fornos de Algodres. Durante a terceira invasão francesa, (1810-1811) à sua passagem cometeram estas tropas toda a sorte de crimes, roubos e destruições, entre a quais a da tribuna do altar mor da igreja de Nossa Senhora da Graça.

Património

Arqueologia

Em Vila Ruiva, a necrópole medieval que se desenvolve em torno à Capela do Anjo constitui um importante elemento patrimonial, o qual, contudo, se apresenta mal preservado. De facto, com excepção do núcleo de cinco sepulturas mais perto da capela, as restantes encontram-se distribuídas por terrenos envolventes, chegando à periferia do aglomerado urbano. As sepulturas espalhadas encontram-se hoje praticamente invisíveis pela vegetação e algumas estão enterradas. E se parte estão em zonas de acesso mais difícil para o visitante, outras concentram-se junto a um caminho onde, inclusivamente, se encontram as únicas sepulturas de criança, escavadas na rocha, conhecidas no concelho.

O acesso faz-se por um estradão de terra batida, que sai daquela povoação e se dirige para a Carrapichana. As sepulturas, num total de 22, encontram-se relativamente dispersas em torno da Capela do Anjo, estando duas já no interior da povoação. Com um padrão de distribuição disperso e apresentando uma grande variedade de tipologias nas sepulturas (não antropomórficas e antropomórficas com variantes), esta necrópole parece ter tido maior período de utilização, com várias fases de construção que, possivelmente, atingiram os séculos X/XI.

Solar de Vila Ruiva

Construído no início do século XX, o Solar de Vila Ruiva foi inaugurado em Agosto de 1999 como unidade de Turismo de Habitação. Está inserido numa quinta com três hectares, com mata e terrenos de cultivo.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Ruiva","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.