Vila Verde de Ficalho

Vila Verde de Ficalho
Serpa



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vila-verde-de-ficalho","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


Vila Verde de Ficalho é uma freguesia portuguesa do concelho de Serpa, com 105,03 km² de área e 1.446 habitantes (2001). Densidade: 13,8 hab/km².

A aldeia situa-se perto de Espanha, mais concretamente à povoação de Rosal de La Frontera. É um dos núcleos populacionais mais distantes da sede de concelho, Serpa, e é muitas vezes referida apenas por Ficalho.

Esta freguesia do concelho de Serpa é muito conhecida pelo seu azeite, mel e vinho. A maioria dos produtos é cultivado, produzido e vendido ao público na freguesia.

Toponímia

O nome Ficalho terá derivado da junção das palavras Finis (fim) + Calle (estrada, via). Por uns interpretada como fim da jornada dos cavaleiros que faziam a etapa entre Pax Julia (Beja) e Arucci Vetus (Aroche) e por outros como fim da estrada devido à presença de um rio. O título de vila teria sido acrescentado mais tarde , devido ao desenvolvimento populacional que desde muito cedo se fez sentir.

História

Supôs-se, durante muito tempo, que as origens de Vila Verde de Ficalho remontassem ao século III a.C. quando os romanos invadiram a Península Ibérica. Descobertas arqueológicas feitas nos últimos trinta anos vieram mostrar que já no Paleolítico havia tribos que aqui viviam, praticando a caça. Os vestígios do Paleolítico, descobertos nesta aldeia, e já devidamente estudados, dão-nos a certeza desta região, hoje denominada Margem Esquerda do Guadiana, ter sido habitada em condições extremamente rudimentares. No entanto é do período romano que temos mais vestígios, tanto dentro da vila como nos campos que pertencem à freguesia. Também o nome da terra é de origem romana.

A povoação de Vila Verde de Ficalho remonta a 1232, quando D. Sancho II reconquistou toda Margem Esquerda do Guadiana. Foi sede de concelho até 1836. Era constituído apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 246 habitantes.

Economia

É um meio rural, estando os habitantes distribuídos pelos diferentes níveis etários, notando-se uma população envelhecida, consequência do êxodo rural da camada mais jovem para os meios urbanos, principalmente para a região do Algarve. Predomina a actividade agrícola, havendo nos últimos anos uma diminuição de emprego neste sector, principalmente na apanha da azeitona, devido às novas tecnologias, que substituem a mão-de-obra humana. Em contrapartida, nota-se um crescente aumento na plantação de olivais e na produção de azeite de marca registada.

Outras soluções no combate ao desemprego são os programas POC, os cursos de formação comunitários e os subsídios atribuídos à agricultura. A actividade comercial, outrora com algum desenvolvimento, diminuiu principalmente devido à menor afluência dos espanhóis.

Feiras

  • Primeira e terça quinta-feira de cada mês

Festas e Romarias

  • Festa de Nossa Senhora das Pazes (primeira semana após a Páscoa)
  • Festa de Santo António (13 de Junho)
  • Festa de Santa Maria (15 de Agosto)

Artesanato

Trabalhos de bunho e madeira, mel, azeite, queijo.

Património

Associativismo

  • Atlético Clube de Ficalho
  • Sociedade Recreativa Columbófila de Vila Verde de Ficalho
  • Grupo Coral e Etnográfico de Vila Verde de Ficalho
  • Sociedade Recreativa 1º Dezembro de Ficalho
  • Biblioteca Museu de Vila Verde de Ficalho

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vila Verde de Ficalho","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.