Vimieiro

Vimieiro
Santa Comba Dão



{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"vimieiro-santa-comba-dao","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
anuncio100x60.png


O Vimieiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Santa Comba Dão, com 5,23 km² de área e 848 habitantes (2001). Densidade: 162,1 hab/km².

Dispõe de uma estação de caminho-de-ferro, que serve Santa Comba Dão. Junto desta, existe um largo com um restaurante e uma pensão. Vimieiro situa-se na margem sul do rio Dão, sendo possível a sua observação a partir de Santa Comba Dão, na margem oposta do rio. A freguesia celebra anualmente o dia de Santa Cruz, no primeiro Domingo após o dia 3 de Maio.

Heráldica

O topónimo da freguesia é representado pela árvore, um vimieiro, de ramos delgados e flexíveis. A cruz latina evoca o carácter religioso da população local e Santa Cruz, padroeira da freguesia. O pé, com ondulação de azul e prata, representa a albufeira de Aguieira, que se situa junto à freguesia.

Personalidades

O mais célebre filho da terra foi o ditador português António de Oliveira Salazar (1889-1970). A casa onde este nasceu ainda existe, mas não se encontra assinalada. A rua principal possui o seu nome, assim como uma escola local.

Ligações externas

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, no images found attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Vimieiro","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.