Pedrouços

Pedrouços

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"wiki-terras-de-portugal","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}
{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"small","userName":"Portuguese_eyes","tags":"","order":"interestingness-desc","perPage":"1","limitPages":"1"}}


PEDROUÇOS é uma freguesia do concelho da Maia com 2.25Km2 de área e 12149 habitantes (2011), com densidade populacional de 5399,6 hab/Km2. Pedrouços dista da sede concelhia aproximadamente 9 quilómetros
É limitada a norte pela freguesia de Águas Santas (do mesmo concelho), a oeste por São Mamede de Infesta e Senhora da Hora (concelho de Matosinhos), a leste por Rio Tinto (concelho de Gondomar) e a sul por Paranhos (concelho do Porto).
O seu orago é Nossa Senhora da Natividade, todos os anos celebrada com grande festividade, no mês de setembro.
O topónimo Pedrouços deriva do português antigo pedrouço, que tem o significado de monte de pedras; este topónimo atesta de certo modo a ancianidade da povoação; contudo, outros topónimos como Cutamas, da Quinta de Cutamas, que deriva do árabe cotama (kutama), nome de tribo que passou a antropónimo, sendo ainda usado no século X entre os moçárabes, são indicativos de maior ancianidade do povoamento do local.
As origens do povoamento de Pedrouços perdem-se nos tempos; povoada em épocas muito recuadas, no seu território existiram edificações castrejas e pré-romanas, dos princípios do século I a.C. Esta região foi passagem de romanos, suevos, visigodos e árabes, que encontraram no seu território ótimas condições de refúgio e de sobrevivência.
Em 1743 foi construída a capela de Nossa Senhora da Natividade, provavelmente sucedendo a um templo anterior, para cumprimento de promessas feitas à Virgem; em 1928, tomou-se sede da paróquia de Pedrouços, sendo atualmente um importante monumento do património cultural e edificado.

O património cultural da freguesia de Pedrouços inclui a referida Igreja de Nossa Senhora da Natividade, a Casa de Augusto Simões, os vários edifícios setecentistas na Rua de Luís de Camões, a Casa do Alto, localizada na Quinta das Cutamas, a Quinta do Torreão, com o seu imponente torreão e os antigos lavadouros.
No aspeto económico, a agricultura foi a atividade predominante durante muitos séculos e, embora já não abundem os extensos campos de linho e de milho, continua-se a produzir o suficiente para o sustento de algumas famílias, que se dedicam também à produção de leite e à criação de gado. A industrialização e o comércio têm tido algum desenvolvimento nos últimos anos em Pedrouços, uma vez que esta freguesia se insere num concelho onde a indústria tem um papel fulcral e onde estão representados quase todas as vertentes desta atividade económica.

Atualidade
Existe na freguesia de Pedrouços um quartel de Bombeiros com boas condições e equipamentos para todo o tipo de socorros.
A Escola EB 2,3 de Pedrouços serviu grande parte da população das freguesias circundantes, até ao ano lectivo de 2009/2010 em que a Escola Secundária de Águas Santas começou a receber alunos do 5º ano de escolaridade. Com o término das obras nessa escola a população escolar do segundo e terceiro ciclo deverá começar a ser equilibrada nestes anos vindouros.
Do ponto de vista estético, Pedrouços teve uma enorme evolução com melhorias dos acessos, novas urbanizações e uma requalificação da avenida principal. A fonte luminosa mantém-se com boa manutenção e em bom funcionamento.
Apesar de ter uma população de cerca de 12 149 habitantes e de esta já ter feito vários apelos, a freguesia não dispõe de uma esquadra de polícia, estando a mais próxima localizada em Águas Santas.
A Festa da Nossa Senhora da Natividade trata-se de uma festa popular em honra da Padroeira com muitos anos de existência e que faz com que Pedrouços seja um local de visita nessa altura do ano. A festa realiza-se a 8 de setembro ou no Domingo seguinte.

Património

Parque Urbano dos Amores
Tem cerca de 20 mil metros quadrados de área verde e está instalado numa área onde vivem mais de 20 mil pessoas.
O Parque dos Amores possui uma área informal para a prática de desporto com duas balizas, um parque infantil, uma rede de caminhos que faz a interligação do parque com a malha urbana, nomeadamente a Rua da Cooperação, Rua Rodrigues de Freitas, Rua António Carneiro Azevedo e Polidesportivo e Complexo Municipal de Teibas. Tem ainda uma ampla zona pedonal, uma ponte de madeira ecológica, recuperação e requalificação das margens e da Ribeira dos Amores. A Ribeira dos Amores, que na Maia é conhecida como Ribeiro do Boi Morto, foi o grande elemento gerador de interesse do espaço definindo o tipo de vegetação e a localização dos percursos pedonais. No lado sul do Parque está colocado um equipamento infantil, numa zona de anfiteatro natural existente e que foi prolongado criando uma zona protegida que possibilita um acompanhamento por parte dos pais.

Complexo Municipal da Casa do Alto
O Complexo Municipal da Casa do Alto está implantado na "Quinta de Cutamas". Esta Quinta foi adquirida pela Câmara Municipal em meados de 1992, altura em que se
iniciaram as primeiras obras de restauro deste Complexo. A Casa do Alto é uma casa de Lavoura dos fins do século XIX restaurada e ampliada. É uma obra ímpar no nosso concelho, quer pela sua qualidade arquitetónica, quer pelas valências que apresenta. O Complexo Municipal da Casa do Alto, na freguesia de Pedrouços, foi inaugurado em novembro de 1997. Esta estrutura ainda hoje é reconhecida pela singularidade da sua arquitetura e pela abrangência da sua ação, uma vez que nela funcionam um Infantário, um Centro de Juventude e um Centro de Dia. Desta forma, num mesmo espaço estão reunidas três gerações diferentes que coexistem harmoniosamente, concretizando um ideal social defendido a todos os níveis.
O Complexo Municipal da Casa do Alto é dotado de múltiplas valências, que correspondem aos anseios mais prementes desta população. Nas suas zonas exteriores poderemos encontrar uma Zona de Merendas, um pequeno Miradouro, um Ringue Polivalente e um Parque Infantil. Nestas zonas, foram criados pequenos percursos pedonais e um Anfiteatro, aproveitando uma antiga pedreira existente no local.
Os jardins com uma área de 18000 m2, são compostos por zonas de amplos relvados de forma a permitir o lazer, zonas de mata onde se manteve um denso coberto arbóreo já existente e canteiros de plantas aromáticas e de trepadeiras. Na zona mais alta do Complexo existe um relvado com pinheiros mansos de grandes dimensões, onde as crianças podem brincar à vontade numa ampla área verde.
Na zona de mata, entre a casa e a zona do parque infantil, existem inúmeros carvalhos, pinheiros, sobreiros, freixos e tílias, que foram mantidos aquando da construção, e outros exemplares plantados na construção, adensando assim a arborização.
O parque infantil é rodeado de uma grande área verde, onde podemos encontrar várias espécies de árvores, como liquidâmbares, plátanos e tílias. Em todo o Complexo existe mobiliário urbano que permite o usufruto da qualidade de toda a área verde de quem quiser aproveitar momentos de repouso, bem-estar, sossego, tranquilidade e lazer.

Igreja da Nossa Senhora da Natividade
Monumento religioso formado pela Igreja da Nossa Senhora da Natividade com data de 1763. De linhas arquitetónicas simples, destaca-se a frontaria e a torre sineira. Dentro do adro apresenta um cruzeiro. Mais abaixo à face da estrada, encontra-se uma capela e um cruzeiro.

Fotografias

Galeria dos nossos visitantes
As fotografias desta secção, em todos os artigos, são colocadas pelos nossos leitores. Os créditos poderão ser observados por clicar no rodapé em files e depois em info. As imagens poderão possuir direitos reservados. Mais informações aqui.

Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Galeria Portuguese Eyes
As fotografias apresentadas abaixo são da autoria de Vítor Oliveira.

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":"Pedrou\u00e7os","order":"dateAddedDesc"}}

Fotografias da região

{"module":"wiki\/image\/FlickrGalleryModule","params":{"size":"thumbnail","userName":"Portuguese_eyes","tags":", , -Pedrou\u00e7os","order":"dateAddedDesc"}}

Mapa

Artigos relacionados

Artigos com a mesma raiz:

  • - Artigo raiz

Artigos subordinados a este (caso existam):

Adicione abaixo os seus comentários a este artigo

Comentários

Adicionar um Novo Comentário
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.